As lojas, os hospitais, os locais de entretenimento e outros locais onde o público se reúne em grande número utilizam códigos secretos para passar informações entre os funcionários da loja. Estes códigos destinam-se a ser secretos, uma vez que não pretendem alarmar os não funcionários ou alertar alguém (como um ladrão) de que foram notados. Muitas lojas têm os seus próprios códigos - por exemplo, a Walmart - mas muitos são quase universais emEsta é uma lista de dez códigos secretos que lhe podem ser úteis no futuro ou, pelo menos, dissipar qualquer curiosidade que possa ter ao ouvi-los.

10 Dez Códigos

Os Dez Códigos são uma lista de códigos utilizados pelos agentes da autoridade nos Estados Unidos. Estão disponíveis na Internet, o que os torna aparentemente inadequados para esta lista, mas um grande número de departamentos de polícia tentaram torná-los ilegais para distribuição, pelo que merecem ser mencionados. Os códigos foram desenvolvidos inicialmente em 1937 e foram alargados em 1974. A polícia da Califórnia utiliza umNo sistema de dez códigos, um 10-31 significa que um crime está em curso, um 10-27-1 significa homicídio (o 10 normalmente não é dito quando se trata de uma sequência de três números) e um 10-00 (dez duplo zero) significa "agente parado - todas as patrulhas respondem". A Wikipédia tem uma lista completa dos códigos da polícia aqui.

9 Códigos profissionais

No apoio informático, podem ser utilizados vários códigos para se referir a um cliente. Um desses códigos tornou-se bastante conhecido na Internet: PEBKAC (Problema existente entre o teclado e a cadeira), mas há vários outros menos conhecidos. Um deles é utilizado quando se comunica uma avaria que foi resolvida: "A avaria foi um PICNIC" (problema na cadeira - não no computador), ou "Erro ID 10 T" - ID 10 T é, deClaro, IDIOTA. Esperemos que nunca veja isto anotado no seu ficheiro quando um técnico reparar o seu computador.

8 Controlo de tempo

A verificação da hora (geralmente com uma forma semelhante a "Verificação da hora: a hora é 12:00") pode ser um código nas lojas para um alerta de bomba. Alerta o pessoal para seguir o procedimento de bomba, que pode tentar localizar quaisquer pacotes suspeitos ou preparar-se para sair. Se ouvir uma verificação da hora numa loja, é provavelmente uma boa ideia começar a dirigir-se para a saída. Surpreendentemente - e chocantemente, a maioria das lojas queutilizam este código, esperam que o seu pessoal procure a bomba - certamente um aspeto do trabalho que a maioria dos operadores de caixa adolescentes não esperava quando se inscreveram, tenho a certeza.

7 Código 10

Um código 10 nos hospitais pode referir-se a um acidente em massa ou a uma ameaça grave (como um alerta de bomba), mas a maioria das pessoas que recebe um código 10 fá-lo por outra razão muito mais comum: uma "autorização de código 10" é feita por um comerciante quando precisa de telefonar a uma empresa de cartões de crédito para se informar sobre o seu cartão. Isto significa que ele desconfia de si ou do seu cartão e não quer que o saibaQuando a empresa de cartões de crédito toma conhecimento de que existe um código 10, faz uma série de perguntas de sim/não ao comerciante para determinar a situação, o que muitas vezes resulta no facto de o comerciante manter o seu cartão se considerar que é seguro. Este tipo de chamada resulta muitas vezes numa chamada para a polícia.

6 Doutor "X"

Os hospitais chamam os médicos a toda a hora, e a maior parte das pessoas não presta muita atenção. Mas estes podem ser códigos para determinadas situações. "Doutor Brown" é uma palavra de código frequentemente utilizada nos hospitais para alertar o pessoal de segurança para uma ameaça ao pessoal. Se uma enfermeira ou um médico estiver em perigo devido a um doente violento ou a um membro não pertencente ao pessoal, pode chamar o Doutor Brown para a sua localização, e o pessoal de segurança acorrerá ao localEm alguns estados, uma página para o Doutor White é para uma emergência médica pediátrica, enquanto noutros pode significar uma ameaça externa ao hospital. Alguns hospitais também utilizarão a palavra "código" nos seus alertas/ Um código prata refere-se a uma pessoa com uma arma, e um código cinzento pode significar uma pessoa violenta sem arma. Os hospitais têm uma enorme variedade de códigos para descrever todo o tipo de situações.Muitas vezes, diferem de hospital para hospital e, normalmente, não são reconhecidos internacionalmente.

5 Código Óscar

Num navio, um código oscar significa que alguém caiu ao mar. Se o navio tiver de manobrar de forma errática para lidar com a situação, deve também emitir rajadas no sinal para que outros navios nas proximidades saibam que está prestes a mudar o seu curso. Deve notar-se que os navios não têm um conjunto padronizado internacionalmente de sinais PA, e podem diferir de lugar para lugar, mas este é um sinal bastanteAh, e um código delta pode significar um perigo biológico - embora se saiba o que isso pode ser num navio de passageiros. E, finalmente, o código alfa significa frequentemente "emergência médica".

4 Código Bravo

Ao contrário da maioria dos códigos desta lista, o código destina-se a causar alarme - mas não através do conhecimento do seu significado: quando este alerta é ativado, todos os agentes de segurança começam a gritar "Código Bravo" para assustar os passageiros. Isto é suposto tornar mais fácil para os agentes localizarem a origem do problema semPara aqueles que viajam de vez em quando em navios, talvez gostem de saber que o Código Bravo significa "fogo" e é o alerta mais grave num navio - se arder, ou se sai ou se arde com ele. Os navios também utilizam frequentemente sinais sonoros, tais como 7 curtos e 1 longo, que significam "homens para os botes salva-vidas".

3 Inspetor Sands

O Inspetor Sands (ou, por vezes, Mr. Sands) é um código de incêndio no Reino Unido. Obviamente, não seria apropriado que o pessoal de serviço de uma loja anunciasse publicamente um incêndio, pelo que este código é utilizado para alertar o pessoal adequado para o perigo sem perturbar os clientes. A redação difere de local para local e, na rede de metropolitano, um aviso gravado "Inspetor Sands" éEm algumas lojas, ouvirá o código usado numa frase como "Will Inspetor Sands, please report to the men's changing room" se o fogo estiver no vestiário dos homens. Foi tocado em loop contínuo no metro durante os atentados de 7 de julho de 2005 e foi incorretamente descrito como uma palavra de código para uma bomba - o código frequentemente usado para umA bomba no metropolitano é "Mr. Gravel", por exemplo, "Mr. Gravel está no foyer". Mr. Sands (ou por vezes Mr. Johnson) também é utilizado nos cinemas em caso de incêndio.

2 WalMart

O Walmart tem o seu próprio item nesta lista porque tem muitos códigos que são específicos da loja. Alguns dos seus códigos não o devem preocupar. Por exemplo, um código 10 ou um código 20 significa apenas que houve um derrame seco ou um derrame húmido - o maior perigo que isto representa para si é que pode escorregar. Um código 300 exige segurança e um código laranja significa que houve um derrame químico. Mas aqui estão os códigoscódigo vermelho significa que há um incêndio no edifício - saia do edifício se ouvir isto. Pior ainda, um código azul significa que há uma bomba no edifício. Saia rapidamente, mas não corra, no caso de pensarem que foi você que a colocou. Código verde significa que há uma situação de reféns, e um código branco significa que há um acidente. O mais provável de ouvir é um código "C" que é simplesmenteE, finalmente, o código mais famoso da Walmart... bem, é tão famoso que precisa de um artigo próprio:

1 Código Adam

A Walmart inventou o código Adam, mas agora é um alerta reconhecido internacionalmente. Significa "criança desaparecida". O código foi criado em 1994 em memória de Adam Walsh, um menino de seis anos que desapareceu numa loja de departamentos da Sears na Flórida em 1981. Adam foi encontrado mais tarde assassinado. A pessoa que faz o anúncio dirá: "temos um código Adam", seguido de uma descrição da criança desaparecida.Se a criança não for encontrada no prazo de 10 minutos, a polícia é alertada e inicia-se uma busca na loja. Além disso, se a criança for encontrada nos primeiros 10 minutos na companhia de um adulto desconhecido, a polícia deve ser chamada e a pessoa detida, se for seguro fazê-lo. Em 2003, o Congresso dos EUA aprovou uma legislação que torna"Um alerta semelhante é o chamado alerta AMBER, um acrónimo de "America's Missing: Broadcasting Emergency Response", mas inicialmente nomeado em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de 9 anos raptada e assassinada. O código Ambers também pode ser ouvido em lojas e outros locais nos Estados Unidos.

Contribuinte: JFrater