Os monstros sempre estiveram connosco. As histórias mais antigas sugerem contos que remontam a antes da invenção da escrita. Um mito comum às culturas indo-europeias apresenta um dragão monstruoso - e a sua morte por um herói corajoso.

Os monstros mais modernos muitas vezes não nos oferecem o conforto de nos mostrar como derrotá-los. Eles também podem estar desconfortavelmente perto de nós - mesmo nos Estados Unidos. Aqui estão 10 feras contemporâneas e onde encontrá-las.

10 Homem Mariposa

Crédito da foto: theportalist.com

Em 1966, na Virgínia Ocidental, começaram a surgir relatos de avistamentos de uma figura humana aterradora com asas. Rapidamente apelidada de "o Homem Mariposa", esta criatura aparecia a coveiros, casais a passear e outros grupos de pessoas. Ainda mais assustador do que um homem voador era o par de enormes olhos vermelhos brilhantes com que encarava as testemunhas. Durante meses, cada vez mais pessoas relatavam avistamentos do Homem Mariposa. Mas todos elescessou em dezembro de 1967.

No dia 15 desse mês, em Point Pleasant, a Ponte de Prata falhou catastroficamente. Uma única viga rachada fracturou subitamente e fez com que dezenas de carros se precipitassem para o rio abaixo. Quando a ponte caiu, estava cheia de trânsito em hora de ponta e 46 pessoas perderam a vida. As pessoas ligaram imediatamente as aparições do Homem Mariposa ao desastre e viram-no como um arauto da desgraça.

Desde o desastre da Ponte de Prata, o Homem Mariposa raramente tem sido visto, mas há quem afirme tê-lo visto pouco antes de outras tragédias. Será então o Homem Mariposa uma criatura espetral que tenta avisar as pessoas do desastre ou, como pensam alguns investigadores, apenas uma grande coruja?

9 Slender Man

Crédito da fotografia: O Guardião

O Slender Man pode ser uma das coisas mais horríveis que surgiram na Internet, e está a enfrentar uma forte concorrência. Originalmente nascido de um concurso de Photoshop em 2009, quando os utilizadores foram desafiados a criar imagens paranormais, o Slender Man espalhou-se pela cultura popular e até, tragicamente, pelo mundo real.

O Slender Man, uma personagem alta, magra e bem vestida, aparecia no fundo de muitas fotografias. Rapidamente, toda uma história de fundo e uma lenda se associaram a ele. Ele tinha como alvo as crianças ou enlouquecia os adultos. Um dos alegados poderes do Slender Man é o facto de poder assumir o controlo das pessoas e obrigá-las a fazer coisas contra a sua vontade.

Em 2014, dois amigos de 12 anos agarraram e esfaquearam 19 vezes um outro de 12. Os agressores disseram à polícia que era isso que tinham de fazer para se tornarem representantes do Slender Man, caso contrário ele mataria as suas famílias.[2]

As duas raparigas disseram uma à outra que conseguiam ver "Slendy" e criaram um mundo nas suas mentes onde ele era real. A rapariga que atacaram sobreviveu à provação e as duas agressoras foram condenadas a longos períodos em hospitais psiquiátricos.

8 Crianças de olhos negros

Crédito da foto: texashillcountry.com

As crianças podem ser coisas assustadoras para algumas pessoas, mas quando olham para si com olhos negros fantasmagóricos, o medo é provavelmente uma reação apropriada. As crianças de olhos negros têm aparecido em todo o mundo.

Em 1996, um jornalista do Texas fez o que é considerado um dos primeiros avistamentos. Ao parar o seu carro à noite, o repórter foi abordado por duas crianças que bateram na sua janela. Assim que olhou para elas, foi tomado de terror[3].

Os dois pediram boleia para o cinema e ficaram agitados quando o jornalista não os deixou entrar. Quando o jornalista quebrou o contacto visual com eles, os olhos das crianças ficaram negros.

Agora, as crianças de olhos pretos já foram vistas em muitos países. No Reino Unido, foram vistas várias vezes em Cannock Chase. Recentemente, têm aparecido no metro de Londres. Talvez isto explique porque é que os londrinos têm tanta relutância em estabelecer contacto visual com qualquer pessoa durante a viagem matinal.

7 Bunny Man

Crédito da foto: bulbapp.com

Aventure-se na floresta perto do viaduto de Colchester, na Virgínia, e poderá ter uma grande surpresa. Segundo a lenda local, um antigo recluso de um manicómio fez deste local a sua casa. Mas este não é um louco qualquer - veste sempre um fato de coelho gigante.

Conta-se que um rapaz de 12 anos, chamado Douglas Griffon, assassinou os pais com um machado na Páscoa. Preso pelos seus crimes, tudo corria bem até que fugiu durante uma transferência de prisão. Quando a polícia o procurou, só encontrou cadáveres de coelhos mutilados.

Quando, mais tarde, três adolescentes foram mortos na zona, uma caçada descobriu o Griffon, que empunhava um machado, vestido com um fato de coelho feito em casa. Antes de o poderem capturar, ele meteu-se à frente de um comboio. A história devia ter terminado assim, mas persistem os rumores de que o espírito do Griffon - ainda vestido com o seu fato - assombra a zona.

De facto, as pessoas que se debruçaram sobre a lenda do Homem Coelhinho concluíram que a história acima descrita é falsa. Curiosamente, houve um acontecimento registado em que um casal foi ameaçado por um homem com um machado, que usava um fato branco e orelhas de coelho[4].

6 Dog Boy of Arkansas

Crédito da foto: activerain.com

Na cidade de Quitman, no Arkansas, muitas das casas são supostamente o lar de fantasmas. Gerald Floyd Bettis nasceu numa dessas casas assombradas, em 1954. Aparentemente, o rapaz era suficientemente assustador para a sua casa, tendo desenvolvido uma tendência para a maldade e hábitos invulgares, como colecionar cães e gatos.

Foi assim que ganhou o nome de "Dog Boy". Gerald não cuidava dos animais que encontrava, mas torturava-os. Os vizinhos ouviam os seus gritos.

À medida que Gerald crescia, atormentava os seus pais, obrigando-os a viver apenas nos quartos do andar de cima e alimentando-os apenas quando decidia que precisavam de ser alimentados. Atirou o seu pai idoso pela janela e bateu na sua mãe. Eventualmente, Gerald foi preso pelos seus crimes e morreu de uma overdose de drogas. Mas Dog Boy ainda não tinha acabado com a sua casa[5].

Os novos proprietários da casa têm relatado moedas a flutuar pelos corredores, luzes que se acendem por vontade própria e aparições espectrais. Devido a estes "espíritos malditos", a casa tem sido difícil de vender.

5 Skunk Ape

Filmagens de Dave Shealy de 2000 do Skunk Ape

Também conhecido como "macaco do pântano" ou "homem do repolho do pântano", este grande animal humanoide carrega consigo um odor pungente e repulsivo - como se você passasse sua vida no pântano. Como é suposto parecer um pouco com o Pé Grande, muitas pessoas estão procurando capturar o macaco Skunk para descobrir o que ele é.

Os avistamentos desta criatura ocorrem geralmente quando os caçadores vêem algo a mover-se no meio das plantas densas. De repente, um monstro peludo, alto e bípede, aparece e foge, deixando apenas um cheiro horrível no ar.

Dado o testemunho ocular e a falta de qualquer prova física, a maioria dos investigadores pensa que o macaco-de-cheiro, se é que existe, é apenas um urso preto que se enrolou em algo desagradável[6].

Por outro lado, Dave Shealy tem tanta certeza de que o macaco-de-cheiro anda por aí que montou uma sede de pesquisa do macaco-de-cheiro nos Everglades da Flórida.

4 Charlie No-Face

Crédito da foto: thrillist.com

Charlie Sem Cara pode ser o caso mais triste de um monstro moderno. À noite, as pessoas conduziam pelas estradas secundárias da Pensilvânia para vislumbrar um monstro a que chamavam o "Homem Verde" ou "Charlie Sem Cara".

No brilho dos seus faróis, poderiam ver uma figura solitária a andar lentamente pelas ruas com um rosto desfigurado. Gritando, arrancariam e contariam a história de como ficaram cara a cara com uma criatura lendária.

Os verdadeiros monstros, no entanto, eram os que estavam nos carros. Charlie No-Face era um homem cujo verdadeiro nome era Ray. Ele tinha sofrido um terrível acidente em criança quando subiu a um poste para chegar a um ninho de pássaros. O poste transportava um fio elétrico de alta corrente e Ray ficou tão queimado que perdeu o nariz, os olhos e o braço direito[7].

Devido à sua aparência, Ray preferia ficar dentro de casa durante o dia com a sua família, mas gostava de passear à noite para não assustar as pessoas. Apesar da atenção por vezes cruel que recebia daqueles que vinham ver Charlie Sem-Rosto, Ray recusava-se a deixar que o afastassem dos seus passeios noturnos.

3 Homem-cabra

Crédito da foto: washingtonian.com

Poucas coisas seriam mais assustadoras do que encontrar uma criatura que tem a cabeça e as pernas de uma cabra, mas o corpo de um humano. No entanto, o Homem Cabra de Maryland é ainda mais aterrador porque também carrega um machado[8].

Segundo a lenda, o monstro foi criado por um cientista que estava a fazer investigação sobre ... o que quer que os cientistas loucos façam com cabras. A experiência correu mal e o investigador foi transformado num meio-homem, meio-cabra. Aparentemente um pouco perturbado com esta mudança, descarregou a sua raiva nos carros com um machado.

A lenda do Homem-cabra ganhou vida em 1971, quando um cão da região foi encontrado decapitado. Atualmente, diz-se que o Homem-cabra gosta de chamar a atenção das pessoas na escuridão dos bosques e que gosta particularmente de assombrar os locais onde os amantes de automóveis gostam de estacionar.

A lenda do Homem Cabra foi mantida viva pelos adolescentes locais que usavam a desculpa da "caça ao Homem Cabra" para organizar festas de bebedeira.

2 A senhora de três pernas de Nash Road

Crédito da fotografia: onlyinyourstate.com

A Dama de Três Pernas do Mississippi é um fantasma que os habitantes locais dizem que o vai perseguir pela Nash Road. E correr contra uma senhora de três pernas não parece muito justo.

As fontes variam, mas reza a lenda que uma rapariga foi raptada e assassinada na zona. Os assassinos cortaram o corpo e atiraram-no para o bosque. Quando a mãe da rapariga foi à procura da filha, só encontrou uma perna. Incapaz de parar de procurar, vagueia agora pela Nash Road com a perna em decomposição da filha cosida grosseiramente ao corpo.

Se quiser (por alguma razão) conhecer a senhora de três pernas, tem de conduzir até Nash Road à noite, desligar os faróis e buzinar três vezes. A senhora de três pernas irá então bater no tejadilho do seu carro. Quando arrancar, presumivelmente horrorizado, ela fará uma corrida consigo ao longo da estrada, esbarrando em si durante todo o percurso. Não está registado o que acontece se perder a corrida[9].

1 Cabeças de melão

Crédito da fotografia: //mysteriousuniverse.org

Em Michigan, Ohio e Connecticut, pessoas relataram avistamentos e ataques de pequenos humanóides com cabeças grotescamente inchadas. Os Cabeças de Melão, como são conhecidos, são frequentemente associados a lendas de pessoas presas em asilos.

No Ohio, diz-se que os Cabeças de Melão são canibais que perseguem as zonas rurais. Com corpos mirrados mas cabeças enormes, estas criaturas pálidas surpreendem os incautos e atacam-nos com os seus dentes pontiagudos. Os contos locais descrevem como os Cabeças de Melão foram acolhidos em criança por um cientista demente chamado Dr. Crow.

Quando escapavam ou eram soltos, prosperavam e esperavam em lugares solitários para capturar as suas vítimas[10].

No Michigan, os Melon Heads eram crianças que sofriam de hidrocefalia, uma doença real que pode fazer com que a cabeça inche imenso. Depois de terem sido maltratados, fugiram do hospital onde estavam internados e tornaram-se selvagens. É claro que não há provas da existência dos Melon Heads. Mas nunca há provas - até que haja.

Leia mais factos assustadores sobre monstros modernos assustadores em 10 monstros do folclore que persistem na era moderna e 10 monstros japoneses que o vão matar.