Quando imaginamos um perseguidor, imaginamos frequentemente um homem sinistro a aterrorizar a sua vítima com assédio persistente e, com toda a probabilidade, a maioria dos perseguidores de que ouvimos falar são homens. No entanto, a fêmea da espécie pode ser tão mortal como o macho.

Há muitas razões para alguém se sentir compelido a perseguir a sua vítima: rejeição, desejo de intimidade, falta de competências sociais, vontade de assustar a vítima ou preparação para um ataque grave. Ninguém conhece o verdadeiro medo que uma pessoa pode sofrer às mãos de um perseguidor como as vítimas das seguintes perseguidoras assustadoras.

10 Jacqueline Ades

Crédito da foto: Departamento de Polícia de Paradise Valley

Jacqueline Ades, de 33 anos, ficou tão obcecada por um diretor executivo de sucesso que o bombardeou com 159 000 mensagens de texto. Ades invadiu a casa dele em Paradise Valley, Arizona, depois de se terem conhecido numa aplicação de encontros chamada Luxy, há mais de um ano. Apesar de só terem saído um dia, ela inundou o telemóvel dele com mensagens de texto que diziam: "Amo-te" e "Faria sushi com os teus rins e pauzinhos comNoutro texto ameaçador, ela escreveu: "Preciso de dinheiro. Se me derem, eu forço-os".

Em abril de 2018, o CEO - que optou por manter a sua identidade em segredo - ficou chocado ao ver Ades nas câmaras de vigilância a passear pela sua casa. Na altura, estava fora do país e chamou a polícia. Quando os agentes chegaram, encontraram-na na banheira; ela também tinha levado os seus dois cães para casa, bem como uma refeição para cozinhar e uma garrafa de vinho. Foi presa sob a acusação de ameaça, perseguição eassédio, mas continuava a insistir que tinha encontrado o verdadeiro amor com o CEO, muito alarmado e assustado[1].

9 Leanne Zaloumis

Crédito da fotografia: O Sol

Em 2012, O Talento da América O juiz e magnata da música Simon Cowell foi forçado a esconder-se num armário quando uma perseguidora louca invadiu a sua casa. Leanne Zaloumis, de 30 anos, invadiu a sua morada em Holland Park, Londres, partindo uma janela com um tijolo. Cowell recordou: "Acabei por me esconder num dos armários do meu guarda-roupa até a polícia a encontrar. Foi um pouco assustador".

Zaloumis foi encontrada na casa de banho dele, segurando o tijolo, e tinha rabiscado "Ajudem-me!" nas paredes com o seu próprio sangue. Disse aos polícias armados que chegaram ao local que conhecia bem Cowell e que era hóspede em sua casa. Afirmou também que Cowell a perseguia através do Twitter. Zaloumis acabou por receber uma ordem comunitária de 12 meses e uma ordem de restrição, tendo-lhe sido ordenadopermanecer dentro de casa entre as 19:00 e as 7:00 horas[2].

8 Dawnette Knight

Crédito da foto: Wattpad

Outra celebridade que sofreu nas mãos de uma perseguidora foi o ator Michael Douglas. Dawnette Knight, de 35 anos, foi presa durante três anos por perseguição e envio de cartas ameaçadoras em que descrevia pormenorizadamente como iria cortar a mulher de Douglas, a atriz Catherine Zeta-Jones, em pedaços. Knight escreveu: "Vamos cortá-la como carne num osso e dá-la de comer aos cães." Também declarou o seu amor eterno porDouglas.

Zeta-Jones descreveu como ficou tão aterrorizada que receou um colapso nervoso ou um ataque cardíaco. Em 2005, foi lida uma carta de Zeta-Jones num tribunal de Los Angeles, na qual se afirmava: "Afectou-me profundamente na forma como conduzo a minha vida. As suas acções acompanhar-me-ão para o resto da minha vida - como estarei constantemente a observar, a olhar por cima do ombro. Nunca será famosa, nunca seráinfame, não passas de um criminoso"[3].

7 Shirley Turner

Crédito da foto: Woman Condemned

Em novembro de 2001, Andrew Bagby, de 28 anos, rompeu com a namorada, Shirley Turner, e dois dias depois foi encontrado mortalmente baleado num parque de estacionamento em Latrobe, na Pensilvânia. Turner era a principal suspeita - o seu carro foi visto no mesmo local onde Bagby foi baleado e foram encontradas impressões de mapas de Latrobe no seu apartamento. Antes de ser possível efetuar uma detenção, ela fugiu do país para Newfoundland, no Canadá,grávida do filho dela e do Bagby.

Acabou por ser detida em Newfoundland, mas conseguiu pagar a fiança. Seguiu-se uma batalha pela custódia do filho com os pais de Andrew e um processo de extradição para os Estados Unidos.

Em agosto de 2003, Turner suicidou-se, aos 42 anos de idade, e tirou a vida ao seu filho Zachary, de 13 meses de idade[4]. drogou-se a si própria e ao bebé com Ativan e saltou com Zachary para o oceano ao largo da costa de Conception Bay South. Também encenou o seu carro para fazer parecer que o seu atual namorado era o responsável pelas mortes. O homicídio-suicídio é o tema do documentário de 2008 Caro Zachary .

Turner já tinha perseguido um ex-namorado, a quem inundou de telefonemas, obrigando-o a mudar de cidade, mas continuou a visitar o seu apartamento. Este contactou a polícia dizendo que temia "o que a Dra. Turner faria a seguir". Um ano depois da sua queixa, Turner foi encontrada semiconsciente à porta do seu apartamento, numa tentativa de suicídio sugerida - estava deitada no chão com um vestido pretoe com um ramo de rosas vermelhas e dois bilhetes de suicídio.

6 Margaret Mary Ray

Crédito da foto: Alchetron

Margaret Mary Ray era uma perseguidora iludida que acreditava estar envolvida romanticamente com David Letterman. Ray invadiu repetidamente a sua casa em Connecticut e também acampou no seu campo de ténis. Em 1988, roubou o seu Porsche, que conduziu através do Túnel Lincoln. Alegou ser a mulher de Letterman quando não podia pagar a portagem. Foi condenada por invasão de propriedade, o que resultounuma pena de dez meses de prisão e de dez meses de internamento em instituições psiquiátricas.

Ray foi diagnosticado com erotomania, um distúrbio delirante em que a pessoa acredita que outra pessoa está apaixonada por ela. Os doentes podem apresentar comportamentos violentos. Letterman olhou para o lado positivo e até brincou com Ray no seu talk show. No seu sketch "Top 10 Things I Have to Do Before I Leave NBC", um dos itens era "enviar formulários de mudança de endereço para aquela mulher que arromba a minha casa".Em 1998, Ray, de 46 anos, morreu instantaneamente quando se suicidou, ajoelhando-se em frente a um comboio que se aproximava, em Hotchkiss, Colorado[5].

5 Ruth Tagg

Ruth Tagg perseguiu e assediou o comediante britânico Ken Dodd. Tagg enviou um rato morto por correio para a casa de Dodd e enviou uma dúzia de cartas ameaçadoras, seis fotografias indecentes e três t-shirts com mensagens ofensivas dirigidas à sua namorada de longa data, Anne Jones. Em 2003, Tagg declarou-se culpada de ter incendiado a casa de Dodd, enfiando trapos em chamas na sua caixa de correio. Felizmente, tanto Dodd como a sua namoradanão estavam na propriedade na altura, mas o incêndio causou danos no valor de 11.000 libras.

O tribunal ouviu que Tagg acreditava que a namorada de Dodd era a sua rival amorosa. O juiz Morland disse: "É evidente que a Sr.ª Tagg precisa de uma avaliação psiquiátrica pormenorizada. Estou convencido, pelo que sei, de que não seria prático efetuar essa avaliação a não ser quando ela for detida preventivamente e estou convencido de que todas as provas indicam que ela continua a ser um risco potencial, certamente para a Sr.ª Tagg".Tagg respondeu: "Compreendo, obrigado."[6]

4 Yolanda Saldivar

Crédito da foto: Televisa Espectaculos

Selena Quintanilla foi uma das cantoras latinas mais célebres do século passado, que tornou a música tejano popular. No início da década de 1990, uma mulher chamada Yolanda Saldivar começou a telefonar repetidamente para o pai de Selena e a pedir para fundar um clube de fãs da cantora em San Antonio, Texas.

Em 1995, Saldivar foi despedida por desvio de fundos e Selena foi ter com ela a um motel do Texas para ir buscar os registos financeiros. Saldivar empatou dizendo que tinha sido violada durante uma viagem ao México e que precisava de ser levada a um hospital. No entanto, os médicos do hospital não encontraram provas de violação e Selena regressou com Saldivar ao motel.

Após uma discussão acesa, Saldívar disparou sobre a cantora pelas costas. Selena conseguiu cambalear até à receção para pedir ajuda. As suas últimas palavras foram: "Yolanda, quarto 158." Foi declarada morta num hospital, com 23 anos de idade. Saldívar está a cumprir uma pena de prisão perpétua em Gatesville e poderá sair em liberdade condicional em 2025.[7]

3 Linda Ransom

O ator Jeff Goldblum foi assediado por Linda Ransom durante quase uma década. Apesar das ordens de restrição anteriores, Ransom continuou a aparecer na casa de Goldblum em Los Angeles e a assediá-lo durante aparições públicas desde que conheceu o ator durante uma das suas aulas de representação em 2001. Parque Jurássico e Dia da Independência star já tinha sido impedido de obter uma ordem de restrição contra a mulher, mas foi bem sucedido quando conseguiu apresentar provas de uma "nova ameaça".

Goldbum declarou: "Ao longo da última década, sofri um sofrimento emocional substancial devido ao comportamento contínuo de perseguição, assédio e ameaça da Sra. Ransom. Tenho medo da Sra. Ransom e sinto que ela representa uma séria ameaça à minha segurança pessoal." Em 2012, um juiz ordenou que Ransom, então com 49 anos, ficasse 91 metros (300 pés) longe de Goldblum pelos próximos três anos, afirmando: "EsteO assédio vai acabar, o Sr. Goldblum não te quer perto dele"[8].

2 Genevieve Sabourin

Crédito da foto: Jefferson Siegel

Em 2013, Alec Baldwin disse a um tribunal que a sua vida se tinha transformado num "filme de terror" às mãos da sua perseguidora, Genevieve Sabourin, de 41 anos. O ator afirmou que se tinha encontrado com Sabourin uma vez para jantar (também tinha trabalhado com ela num cenário de um filme cerca de uma década antes), e negou que tivesse havido qualquer encontro sexual.O tribunal ouviu também que Sabourin tinha começado a aparecer em sua casa, a participar nos seus eventos públicos e a aterrorizar a sua mulher.

De acordo com Sabourin, ela teve um breve romance com Baldwin e, quando ele terminou, ela quis saber porquê. O seu advogado de defesa argumentou em tribunal: "[Baldwin] não tem carta branca para usar o sistema de justiça criminal para resolver as suas relações. Ele arranjou-lhe um hotel de luxo. Levou-a num encontro único, de conto de fadas. Estaria a Sra. Sabourin errada ao pensar que se tratava de mais do que umSabourin foi considerado culpado de perseguição e condenado a cumprir seis meses atrás das grades na prisão de Rikers Island, em Nova Iorque[9].

1 Lisa Michelle Lambert

Crédito da foto: Murderpedia

Em 1992, Lisa Michelle Lambert, de Lancaster, na Pensilvânia, foi considerada culpada de homicídio em primeiro grau por ter cortado a garganta da sua rival amorosa, Laurie Show, de 16 anos. A colega de turma de Lambert, Tabitha Buck, e o ex-namorado Lawrence "Butch" Yunkin também estiveram envolvidos no homicídio. Um ano antes, Lambert tinha estado grávida do filho de Yunkin quando este começou a namorar com Show."obsessivamente ciumento" com Show e começou a aparecer no seu trabalho e a dizer a testemunhas que ela queria fazer mal a Laurie.

A 20 de dezembro de 1991, Yunkin deixou Lambert e Buck em casa de Show. As raparigas entraram em casa e, juntas, esfaquearam Laurie várias vezes, causando-lhe um corte de 13 centímetros na garganta, um pulmão perfurado, vários ferimentos na cabeça e outras feridas defensivas. O corpo de Show foi descoberto pela mãe.

Durante o julgamento, foi mostrada uma carta que Lambert escreveu ao seu ex-namorado, na qual dizia: "Sei que não sou um anjo, mas Lawrence, nunca fiquei suficientemente zangada para matar." Lambert e Buck foram condenados a prisão perpétua sem liberdade condicional. Yunkin recebeu uma pena menor pelo seu testemunho e foi libertado em 2003.[10]

Cheish Merryweather é um fã de crimes reais e de curiosidades. Pode ser encontrado em festas em casa a dizer a toda a gente que Charles Manson só tinha 1,80 m ou em casa a ler revistas de crimes reais.

Twitter: @thecheish

Leia mais factos assustadores sobre perseguição em 10 Intriguing Facts About Stalking e 10 Dark Stories Of Crazed Celebrity Stalkers.