- 10 Artefactos religiosos
- 9 Os ossos de São Pedro
- 8 Provas históricas seculares da existência/não-existência de Jesus
- 7 O Cronovisor
- 6 O Terceiro Segredo de Fátima
- 5 O Diabo
- 4 O Grande Grimório
- 3 pinturas do verdadeiro Jesus
- 2 Provas da existência de extraterrestres
- 1 Nada
O Vaticano é o ponto central da maior denominação cristã do mundo, o catolicismo[1]. Com os seus quase 2000 anos de existência e a sua natureza secreta, não é de admirar que, ao longo dos anos, o Vaticano, e a Igreja Católica que representa, tenha sido alvo de rumores de que possui muitos objectos de intriga[2].E a suposta localização dessas coisas é o verdadeiro Arquivo Secreto do Vaticano. Por isso, hoje, vamos mergulhar nos rumores e ver quantos deles são válidos.
10 loucas teorias da conspiração católica
10 Artefactos religiosos
Não é de surpreender que haja rumores de que o Vaticano possui todo o tipo de artefactos religiosos. Afinal de contas, é o maior bastião do cristianismo no mundo[3] e, ainda por cima, é uma das instituições mais antigas que ainda existem no mundo. Por isso, não é de surpreender que haja rumores de que o Vaticano possui todo o tipo de artefactos com valor religioso. Desde a cruz em que Jesus Cristo morreupraticamente todos os principais artefactos cristãos foram guardados algures no Arquivo Secreto do Vaticano. No entanto, também há rumores de que artefactos religiosos menos conhecidos e bizarros estão lá escondidos. Alguns são tão bizarros que é improvável que o leigo comum tenha sequer ouvido falar deles.Alguns dos menos estranhos são o prepúcio de Jesus, o corpo real e não degradado de Cristo, ou mesmo a coroa de espinhos que Jesus usou durante a sua crucificação[4].
9 Os ossos de São Pedro
Em 1939, nove pedaços de ossos foram encontrados sob a Basílica de São Pedro, a maior igreja do mundo e o centro da cidade-estado do Vaticano. Ainda mais surpreendente é o facto de os ossos terem sido encontrados numa caixa de sapatos humilde e despretensiosa[5]. Em 2013, o Papa Francisco apresentou os ossos ao público numa cerimónia dominical, antes de os voltar a guardar.No entanto, em vez de mostrar os ossos publicamente, ou permitir que os estudiosos testem as suas afirmações, o Vaticano trancou-os para que não fossem mais vistos pelo público. O Vaticano alega que isto se deve a uma suposta maldição com 1000 anos para aqueles que perturbam a paz do túmulo de São Pedro.Mas os cépticos acreditam que se trata de uma desculpa[6].
8 Provas históricas seculares da existência/não-existência de Jesus
Supostamente, algures nas profundezas do Arquivo Secreto do Vaticano, existem provas da existência ou não de Jesus. Supostamente, dentro do Arquivo Secreto do Vaticano, existe uma conversa gravada entre o Imperador Nero de Roma e São Paulo, o discípulo, transcrita de alguma forma. Se isto for verdade, então, potencialmente, dependendo do conteúdo da conversa, poderia teoricamenteA história de Jesus pode ser confirmada de forma inegável como uma pessoa histórica, ou, refutar toda a sua existência e estabelecê-lo como sendo inteiramente fictício. Qualquer uma das duas poderia reescrever a história tal como a conhecemos. Se há provas de que Jesus não existiu, não é de admirar que o Vaticano as mantenha escondidas. No entanto, se eles têm provas da existência de Jesus, então quem sabe por que razão manteriam tal informaçãoSeja qual for o caso, pensa-se que essas provas que alteram a história estão fechadas no Arquivo Secreto do Vaticano e, enquanto assim for, não saberemos ao certo[7].
7 O Cronovisor
Descrito pelo Padre François Brune no seu livro de 2002 Le Nouveau Mystère du Vatican, o cronovisor é um dispositivo que, segundo os rumores, foi criado e pertence ao Vaticano. Este dispositivo foi teoricamente construído pelos maiores cientistas do mundo na década de 1950. O projeto foi teoricamente financiado pelo Vaticano por razões não especificadas. Diz-se que o dispositivo funciona como um par de óculos, e ondeTeoricamente, era capaz de ver acontecimentos do passado. Alegadamente, funcionava através do processamento de radiações electromagnéticas deixadas por acontecimentos passados, transformando-as em imagens visuais e áudio. O Padre Brune afirmou ter testemunhado acontecimentos históricos como a crucificação de Cristo e uma representação da tragédia perdida Thyestes. Aparentemente, pouco depois de ter sido criado, foiA hierarquia da Igreja receava que fosse demasiado poderoso para ser possuído por uma só pessoa ou grupo e, se existisse, qualquer prova estaria bem guardada no Arquivo Secreto do Vaticano[8].
6 O Terceiro Segredo de Fátima
Na pequena cidade portuguesa de Fátima, três jovens pastores tiveram supostamente várias visões da Virgem Maria, que supostamente culminaram num milagre em massa envolvendo o sol. No primeiro segredo, as crianças viram alegadamente o fogo do inferno, repleto de demónios hediondos e das almas penadas dos condenados. Na segunda visão, viram que a Primeira Guerra Mundial iria terminar em breve, mas aO terceiro segredo, no entanto, foi mantido em segredo até o ano 2.000, quando foi revelado que supostamente se tratava da perseguição dos cristãos no século XX e da tentativa de assassinato do Papa João Paulo II. No entanto, algumas pessoas estão convencidas de que o terceiroSeja como for, se o segredo revelado foi uma invenção, é possível que o verdadeiro segredo esteja escondido algures no arquivo do Vaticano[9].
Os 10 aspectos mais bizarros do catolicismo
5 O Diabo
Algumas pessoas especulam que a Igreja Católica é uma instituição demoníaca, mas há quem vá mais longe e afirme que o próprio Satanás está preso no Arquivo Secreto do Vaticano. O exorcista mais antigo do Vaticano, o Padre Gabriele Amorth, conduziu milhares de exorcismos antes da sua morte prematura e, supostamente, falou com o próprio Diabo a certa altura da sua carreira,Os escândalos e a corrupção na Igreja nos últimos tempos são todos atribuíveis ao próprio Diabo, de acordo com o Padre Gabriele Amorth. Não se sabe porque é que o Diabo está a ser mantido no Vaticano e por que razão decidiram mantê-lo em segredo[10].
4 O Grande Grimório
O Grande Grimório é um alegado livro medieval que se acredita possuir imensos poderes. Foi escrito no século XVI por Honório de Tebas, que alegava estar possuído pelo próprio demónio. No livro, há instruções sobre como fazer talismãs e amuletos mágicos, como fazer feitiços mágicos e até como convocar demónios. No entanto, o mais alarmante é que até oferece instruções sobre comoHouve muitas cópias feitas após a publicação do original, no entanto, apenas o Vaticano tem a cópia original, inalterada. Alguns afirmam que as outras são falsas, ou foram alteradas para torná-las inúteis. Outros afirmam que todas as cópias têm algum poder, mas a cópia original pertencente ao Vaticano é a mais poderosa. Ainda assim, de acordo com alguns, aO único exemplar real e funcional está na posse do Vaticano como forma de proteger a humanidade de uma carnificina inimaginável se o livro caísse nas mãos erradas[11].
3 pinturas do verdadeiro Jesus
Sudário de Turim: Pesquisas sugerem que a imagem de Jesus em tecido de linho é realAo contrário do que é ensinado na catequese, Jesus era um hebreu que vivia nas regiões montanhosas do norte de Israel, pelo que, quase de certeza, teria um aspeto mais médio-oriental do que o que é frequentemente retratado. Consequentemente, o verdadeiro Jesus histórico não se teria parecido em nada com o que é retratado na cultura popular (grande parte da qual se baseia no rosto do muito bonito Cesare Borgia).No entanto, algumas pessoas acreditam que o Vaticano tem pelo menos uma representação contemporânea da aparência de Jesus. Se isso for verdade, não só seria uma prova inegável da existência de Jesus apenas alguns anos após a sua morte, mas também daria um raro olhar sobre a aparência física de uma figura histórica tão antiga.A informação é um mistério, é desconhecida e contestada[12].
2 Provas da existência de extraterrestres
Os extraterrestres são quase sempre o disfarce preferido de muitos teóricos da conspiração, e o Vaticano não é exceção. Há quem afirme que, em 1998, foram encontrados crânios com cabeças alongadas e rostos pequenos, semelhantes aos extraterrestres do filme Alien. Aparentemente, desde então, o Vaticano tem mantido em segredo todas as provas da existência de extraterrestres para não desacreditar o cristianismo.O Vaticano tem muito mais provas directas da existência de extraterrestres, havendo mesmo quem afirme que existem vários extraterrestres vivos escondidos no Arquivo Secreto do Vaticano. Não se sabe por que razão manteriam os extraterrestres em segredo e por que razão estariam esses extraterrestres a viver no Arquivo Secreto do Vaticano, mais do que em qualquer outro lugar.[13]
1 Nada
Panorama de Roma com vista para a Basílica de São Pedro no Vaticano. Itália
Talvez a teoria mais dececionante e, possivelmente, de longe a mais provável, é a ideia de que o Arquivo Secreto do Vaticano não guarda quaisquer segredos que abalem a Terra. O Arquivo Secreto do Vaticano pode ter suscitado intriga com o nome, mas, na realidade, trata-se de um erro de tradução. "Secreto" está, de facto, mal traduzido. No latim original, a palavra "Secretum" não significa literalmente "segredo",O "Arquivo Pessoal do Vaticano" desperta muito menos intriga, e por uma boa razão. O erro de tradução pode ter sido o que abriu caminho para tantas teorias sobre o que poderia estar escondido dentro das paredes dos arquivos. E, a menos que o Vaticano torne público todo o seu arquivo, nunca saberemos com certezacom certeza[14].
As 10 principais ideias erradas sobre a Igreja Católica