O peixe faz parte da dieta humana há séculos. Ao longo do tempo, aprendemos mais sobre os riscos e benefícios de comer peixe. Também nos tornámos bastante apreciadores do sabor e da textura do peixe. (Bem... não os nossos amigos vegetarianos e veganos.) Comer peixe oferece nutrientes que ajudam a reduzir o risco de morte por doença cardíaca. Também reduz o risco de outras condições de saúde, como o AVC.até compreender o papel que estes nutrientes desempenham no desenvolvimento do cérebro dos bebés.

Mas... uma coisa boa em demasia é má. A moderação é fundamental.

O peixe contém mercúrio e outros contaminantes (pense nos oceanos poluídos). O consumo excessivo de peixe aumenta o nível de mercúrio no organismo, o que é perigoso para as mulheres grávidas e lactantes e para os seus bebés. O Departamento de Agricultura dos EUA criou directrizes e ferramentas interactivas em linha para informar o público sobre o consumo seguro de peixe.

No entanto, dependendo da sua cultura, tradições e localização no mundo, pode determinar a parte do peixe que come. Nos EUA, muitos comem filetes de peixe e consideram as restantes partes do peixe "indesejáveis". Embora nem toda a gente coma peixe todos os dias da semana, todos nós temos algum tipo de encontro com um produto de peixe todos os dias. Com a procura de peixe a aumentar em todo o mundo,pescadores e cientistas estão determinados a encontrar formas de reutilizar os resíduos ou subprodutos do peixe.

Vamos mergulhar...

Relacionadas: 10 produtos que foram inventados de formas invulgares

10 Biodiesel

Os combustíveis fósseis são uma fonte limitada. Não são renováveis. Uma vez esgotados, não podemos criar mais. Não é ideal esperar milhões de anos na esperança de que se formem mais. Mas não é necessária uma longa lição de ciência. Em suma, os cientistas já começaram a procurar outras fontes de energia sustentável. Desde turbinas eólicas a painéis solares e carros eléctricos, a procuracontinua.

Alguém teve uma ideia brilhante para criar uma fonte alternativa de combustível, menos dispendiosa mas energeticamente eficiente, utilizando subprodutos de peixe. As unidades de processamento de peixe produzem milhares de milhões de toneladas de resíduos de peixe todos os anos. Os resíduos ou partes de peixe descartadas, como espinhas, pele e até cabeças de peixe, são normalmente despejados de volta no oceano, aumentando a poluição dos nossos oceanos.O óleo de peixe é a base do biocombustível, mas são-lhe adicionados outros compostos antes de estar pronto para ser utilizado pelo motor do seu automóvel ou mesmo de um avião[1].

9 Cosméticos

Produção de colagénio hidrolisado a partir de produtos da pesca

Todos nós queremos estar no nosso melhor, não é? Sentimo-nos ainda melhor quando podemos utilizar um produto benéfico que tem um impacto positivo no nosso ambiente, certo? Na indústria da beleza e da cosmética, o colagénio é bem conhecido pelas suas propriedades redutoras de rugas e pela sua capacidade de melhorar a saúde da pele.

O colagénio marinho, ou colagénio derivado da pele do peixe, tem os mesmos benefícios que o colagénio dos mamíferos (LINK 6). Pode ser utilizado como um hidratante para a pele para combater o envelhecimento. Talvez venha a ser o seu novo produto favorito para adicionar à sua rotina diária. Outros produtos cosméticos derivados de subprodutos do peixe são o removedor de verniz das unhas, o gel para pentear o cabelo e algumas aplicações de maquilhagem - o subproduto do peixe éa base[2].

8 Gelatina

Gelatina? pronta e preparada. WTF - Ep. 156

Consegue imaginar-se a comer taças de gelatina de morango e peixe como sobremesa? Ou shots de gelatina de arando, vodka e peixe para descontrair depois de uma longa semana? As sobremesas são um ponto de eleição para mim. E posso dizer que nunca pensei em comer peixe como sobremesa. A gelatina é normalmente feita a partir de subprodutos de vaca e de porco, mas também é feita de... adivinhou... peixe. Embora possa não ser capaz de substituir completamente os mamíferos...a gelatina à base de ácido fólico, oferece outra opção para quem tem preocupações religiosas.

No entanto, existem algumas propriedades químicas diferentes entre a gelatina de mamíferos e a gelatina de peixe. Por exemplo, a gelatina de peixe tem um ponto de gelificação mais baixo - a temperatura a que a substância começa a solidificar e a formar-se num gel. Os cientistas realizaram um estudo e descobriram que a gelatina de peixe seria óptima para sobremesas congeladas, como o gelado. Tal como a gelatina de mamíferos, a gelatina de peixe também pode serutilizado como aditivo alimentar[3].

7 Alimentação animal

Os subprodutos do peixe encontram-se na alimentação animal e na ração para animais de estimação. Esta pode não ser uma grande surpresa, mas é uma que aqueles que não têm animais de estimação ou que não estão familiarizados com o gado podem ignorar. Tanto os animais como os seres humanos beneficiam da adição de peixe à sua dieta. Os subprodutos do peixe, ricos em proteínas, ajudam no crescimento e desenvolvimento dos nossos queridos animais de estimação e do gado.

Além disso, o aumento do número de amantes de animais que querem dar aos seus amigos peludos alimentos e guloseimas ricos em proteínas abriu o mercado para novas fontes de carne. A pele de peixe é notavelmente rica em proteínas e baixa em cinzas, pelo que é uma escolha óbvia para utilizar no fabrico de rações para animais e alimentos para animais de estimação.E é aqui que os subprodutos de peixe podem realmente ajudar [4].

6 Embalagem de alimentos

O bioplástico de escamas de peixe ganha o prémio britânico James Dyson para projectos de estudantes

A coisa mais frustrante de saborear um lanche durante um momento de fome é tentar abrir a embalagem. Todas as frustrações à parte, uma boa embalagem para um produto geralmente significa que a frescura e o sabor do produto são preservados. Também melhora o prazo de validade do produto.

Para criar uma embalagem alimentar ideal, as empresas utilizam normalmente películas de plástico. Mas a pele de peixe pode ser utilizada para criar uma película fina que é biodegradável e uma barreira eficaz. As películas de gelatina feitas a partir de peles de peixe são excelentes barreiras ou protectores contra o oxigénio e o óleo. Embora possa parecer pouco apetitoso, pode ajudar a reduzir a nossa dependência de embalagens à base de plástico. Enquanto esta película aderente de peixe for mais fácil de obterdo rolo sem se dobrar sobre si mesmo, estamos prontos![5]

5 Farmacêutico e médico

Tratamento espantoso usa pele de peixe para ajudar a curar seres humanos

Existem várias formas de utilização de subprodutos de peixe nas indústrias farmacêutica e médica. O verdadeiro óleo de peixe - na sua forma líquida - pode ser tomado como suplemento dietético, tal como o colagénio marinho. Os suplementos nutricionais têm muitas formas, como líquido, pó e cápsulas. Por exemplo, a gelatina de peixe pode ser utilizada para revestir cápsulas de medicamentos ou mesmo para criar aquelas vitaminas de goma que são populares entre oscrianças... e adultos.

Os suplementos revestidos de peixe são uma forma de absorver os lípidos necessários para ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e doenças auto-imunes e inflamatórias.

Alguns estudos revelaram também que os subprodutos do peixe podem desempenhar um papel em produtos médicos como a pele humana artificial, suturas absorvíveis de grau fino e produtos para parar a hemorragia durante certas microcirurgias[6].

4 Vestuário e acessórios

Newton Owino transforma peles de peixe em valiosos materiais de couro

Os peixes estão sempre na moda - desde as cores vibrantes à cauda de sereia e às meias de rede. Quer seja de forma inspiradora ou literal, usar peixes no seu guarda-roupa não é para quem não tem sentido de moda.

No passado, os países nórdicos utilizavam peles de peixe para fabricar sapatos e calças, e até para criar um acessório, como um saco ou uma bolsa. Imagine um par de botas de pele de peixe com um saco a condizer. Hoje em dia, as botas de cowboy feitas com pele de peixe são consideradas luxuosas, mesmo nos Estados Unidos. Um designer está até a fabricar óculos de sol com pele de salmão[7].

3 Artigos para o lar

Fazer cola para peixe

Com um mínimo de esforço, pode encontrar pelo menos três produtos que utilizam subprodutos de peixe. Ok... talvez não seja o produto exato que está em sua casa, mas existem produtos semelhantes.

Os resíduos de peixe são utilizados para fabricar sabonetes, velas, lubrificantes, borracha, detergentes, tinta de impressão, tintas, vernizes e cola. A cola de peixe é normalmente utilizada para unir madeira, papel ou couro e é conhecida por ter um tempo de secagem reduzido. As velas utilizam os óleos criados a partir de subprodutos de peixe. Quantos mais produtos funcionais podem ser criados a partir de resíduos de peixe reutilizados?[8]

2 Fotografia e eletrónica

A fotografia com película parece ser uma coisa do passado, mas a nova tecnologia é relevante e prevalece. Para ser mais ecológica, os cientistas criaram uma película biodegradável para fotografia e alguns dispositivos electrónicos.

As películas finas e transparentes são fabricadas a partir de escamas de peixe para a eletrónica plana, como a iluminação de logótipos e os ecrãs planos, para ajudar à flexibilidade e a uma abordagem ecológica ou amiga do ambiente. À semelhança dos benefícios da utilização de subprodutos de peixe como embalagem de alimentos, as películas tratadas com gelatina de peixe aumentam a capacidade de armazenamento das fotografias - as que se podem segurar nas mãos, não as digitais.[9]

1 Fertilizante

Como fazer fertilizante caseiro para peixes (um truque barato para o jardim)

O uso comum de subprodutos de peixe é como fertilizante. Muitas vezes, os subprodutos de peixe são chamados de miudezas de peixe. É um termo para descrever todas as partes descartadas do peixe, incluindo os olhos, cabeça, coração, bexiga natatória, cauda, escamas, ovos e leite. O uso de fertilizante de miudezas de peixe é uma prática diária na agricultura orgânica, com foco no fornecimento de alimentos de qualidade a partir do meio ambiente, enquantoAs vísceras de peixe são um fertilizante ideal devido à sua composição rica em nutrientes, ao seu baixo custo e à sua rápida decomposição.

Existem outras formas de utilização das vísceras de peixe, mas não entraram na lista das dez primeiras. Por exemplo, a cola de peixe é formada a partir da bexiga de peixe seca e, por vezes, utilizada para clarificar a cerveja, o vinho e o vinagre. Outro exemplo são as peles de salmão secas, que estão agora a ser publicitadas no mercado como um snack saudável. Existem muitas receitas que utilizam vísceras de peixe e que oferecem um ligeiro incentivo para comer do nariz à barbatana.

Os cientistas e os pescadores ainda estão à procura de formas criativas e benéficas de utilizar a enorme quantidade de resíduos de peixe criada todos os anos. Mas nós também podemos ajudar. Como? Brainstorming. De que forma posso utilizar o óleo de peixe na prática? Onde podemos diminuir a exploração do peixe? Deite ideias fora a um amigo. Não se coíba de partilhar os seus pensamentos. Talvez a sua próxima ideia possa ser aquela de que o mundo precisa.[10]