Desde o início dos tempos que as pessoas sonham com monstros que se passam à noite. Seja para assustar as crianças ou para explicar o medo do desconhecido, estes monstros da lista são aterradores e divertidos. E mostram como a imaginação humana pode ser verdadeiramente poderosa.

10 Baba Yaga

No folclore eslavo - a velha selvagem, a bruxa e a mestra da magia. Também é vista como um espírito da floresta, liderando hostes de outros espíritos. Acredita-se que seja uma bruxa malvada e odiosa com dentes de ferro. Diz-se que tem um apetite insaciável, mas continua magra como um esqueleto. Viaja num almofariz com os joelhos a tocar no queixo e empurra-se com um pilão. A sua casa éEla tem três servos: os cavaleiros brancos, os cavaleiros vermelhos e os cavaleiros negros. Quando questionada, ela dirá que estes são o meu sol vermelho, a minha aurora brilhante e a minha meia-noite negra.

Há tantas variações da lenda de Baba yaga que nem sequer se sabe ao certo se ela é má ou uma mulher sábia. Alguns dizem que ela come donzelas inocentes e outros dizem que ela ajuda. De qualquer forma, valeu a pena colocá-la aqui, uma vez que provavelmente começou como um conto para manter as crianças desobedientes na linha.

9 Kraken

O Kraken é um monstro que tem raízes num animal real e como a mente e a imaginação de um marinheiro podem criar pesadelos. O Kraken é uma lula gigante e monstruosa (ou polvo, segundo alguns relatos) que era capaz de enrolar os seus tentáculos à volta do casco de um navio e virá-lo; as almas infelizes afogavam-se ou eram comidas pela besta. Em 1752, quando o Bispo de Bergen, Erik Ludvigsen Pontoppidan, escreveu o seuNatural History of Norway, ele descreveu o Kraken como uma "ilha flutuante" com uma milha e meia de diâmetro. Ele também observou: "Parece que estes são os braços da criatura, e, diz-se, se eles se agarrassem ao maior homem de guerra, eles o puxariam para o fundo." - Monstrous.com

Nos anos 30, os navios foram atacados por Krakens três vezes e as lulas foram as mais atacadas pelas hélices, levando os cientistas a acreditar que as lulas gigantes confundiam os navios com baleias.

8 Wendigo

A palavra "Wendigo" (pronuncia-se wehn-dee-go) vem da língua nativa americana Algonquian, significando "espírito maligno que devora a humanidade".

O Wendigo é uma besta aterrorizante, mas como são muito rápidos, é extremamente difícil ver bem o monstro. A maioria é alta, tem membros compridos e é extremamente magra (porque está sempre com fome). A maioria não tem pelo, mas os que vivem em climas extremamente frios podem por vezes ser encontrados com pelo branco como a neve, manchado de sangue, ou com pelo emaranhado e ensanguentado.Os lábios retorcidos do Wendigo estão salpicados de sangue e as suas longas línguas são de um azul-escuro repugnante. Os seus olhos são um dos seus aspectos mais assustadores, que variam entre o vermelho brilhante e o amarelo vivo.

O Wendigo é tão grande que a mente humana é incapaz de o compreender completamente, e o seu tamanho é suficiente para fazer parar o coração humano. O Wendigo é uma besta hedionda e abominável. Os seus dentes em forma de agulha tornam-se ainda mais perturbadores pela sua falta de lábios (alguns dizem que a fome da criatura é tão grande quedevorou os seus próprios lábios!).

Apesar de ter um aspeto vagamente humano, é, no entanto, o que a maioria chamaria de terrivelmente deformado. Os seus enormes olhos são amarelos e protuberantes como os de uma coruja (embora alguns digam que os olhos são empurrados para o fundo das órbitas, e tudo o que se pode ver é o terrível brilho amarelo). São muito maiores do que os olhos humanos, e diz-se que rolam em sangue. Tem mãos enormes, semelhantes a patas, que terminam em garrasO Wendigo usa estes dedos para cortar e rasgar as suas vítimas. Algumas lendas dizem que o Wendigo pode não ter dedos, talvez devido ao congelamento

7 Papão

O Papão assusta as crianças há séculos. Ele (na opinião deste Lister) tem muitas formas e pode ser o que mais assusta a criança. Quem não se lembra de ter os seus pais a verificar debaixo da sua cama e no seu armário, porque sabia no seu coração que ele estava à espreita algures, à espera de o apanhar. O Papão é um exemplo perfeito do "Medo do Desconhecido" - que algo que não se podever está lá fora, no escuro, à tua espera.

6 Basilisco

O nome Basilisco vem do grego que significa "Rei", porque se dizia que era o rei das serpentes, a mais mortífera e ninguém conseguia descrevê-la bem, porque olhar para ela significava a morte para quem a contemplava. Mas a melhor descrição que se tem para esta criatura é: cabeça e pernas de galo, cauda de serpente e corpo de pássaro. Dizia-se que as suas asas eram cobertas por penas ouDiz-se que nasceu de um ovo esférico, sem gema, posto durante os dias de Sirius (a Estrela Cão) por um galo de sete anos e chocado por um sapo. A sua semelhança, por alguma razão, é usada como ornamentação em muitas igrejas medievais, capitéis e medalhões, e também usada em manuscritos da Idade Média. Também tem o nome de basilicok ou cockatrice.

5 Sirene

As sereias eram ninfas do mar que, segundo a lenda, viviam nas várias ilhas e cantavam para os navios que passavam, seduzindo os marinheiros a baterem com os seus navios nas costas rochosas e a afogarem-se. Pensava-se que eram companheiras de brincadeira de Perséfone e foram transformadas nos monstros da lenda por Deméter, como castigo por não terem salvo Perséfone quando esta foi raptada.A sereia é um híbrido de pássaro e mulher que tocava instrumentos ou cantava. Em descrições posteriores, pensou-se que eram mulheres sedutoras e bonitas ou sereias. Odisseu, da Odisseia de Homero, escapou-lhes mandando os seus marinheiros encherem as orelhas com cera de abelha e amarrando-se a si próprio ao mastro. Uma variante alemã da sereia é a Lorelei.

4 Medusa

No conto de Ovídio, Medusa, a Górgona, era originalmente uma bela sacerdotisa no templo de Atena quando foi violada por Poseidon. Atena ficou enfurecida e castigou a pobre Medusa para que se tornasse o monstro hediondo com serpentes no lugar do cabelo e um rosto tão terrível que um mero vislumbre dela transformaria um homem em pedra. Foi decapitada por Perseu, que foi enviado para recuperar a cabeça pelo rei Polidectes de Serifo.

3 Andarilho-da-pele ou Yeenaaldlooshii

Um andarilho da pele é um humano capaz de se transformar em várias formas animais através de feitiçaria. Os andarilhos da pele são geralmente considerados assustadores, maléficos, perigosos e difíceis de matar.

a palavra "yeenaaldlooshii" é uma palavra Navajo que significa "com ela, ele anda de quatro".

Um escritor Navajo na Monstropedia disse: "Eles amaldiçoam as pessoas e causam grande sofrimento e morte ... À noite, os seus olhos brilham vermelhos como brasas. Diz-se que se vires a cara de um Naagloshii, eles têm de te matar. Se vires um e souberes quem é, eles morrem. Se os vires e não os conheceres, eles têm de te matar para evitar que descubras quem são. Eles usam uma misturaA língua fica preta, temos convulsões e acabamos por morrer. Sabe-se que utilizam espíritos malignos nas suas cerimónias. Os Dine' aprenderam formas de se protegerem contra este mal e é preciso estar sempre alerta".

2 Cthulhu

É descrito como um monstro verdadeiramente horrível, com um corpo que é uma combinação de um polvo, um dragão e um humano. Diz-se que está "morto mas a sonhar" na cidade de R'lyeh, um lugar de loucura não-euclidiana que está afundado nas profundezas do oceano Pacífico.Grandes Antigos - seres extraterrestres não naturais que governaram a Terra antes da formação da humanidade, adorados como deuses por algumas pessoas mal orientadas. Diz-se que são um pesadelo horrível e que regressarão causando insanidade e violência sem sentido em todo o mundo, antes de finalmente deslocarem a humanidade para sempre.

"Embora os humanos psiquicamente sensíveis tenham sido contactados por Cthulhu através da telepatia (que se presume ser a "linguagem" dos Antigos), o único avistamento relatado por um humano na história registada ocorreu a 23 de março de 1925. Isto foi vinte e dois dias depois de R'lyeh se ter erguido acima da água, apenas para se afundar novamente pouco depois, quando a mudança de posição das estrelas misericordiosas fez com que Cthulhu retomasse a suamorte (as condições necessárias para que R'lyeh se erga são também necessárias para que os Antigos vivam). Isto foi relatado por Gustaf Johansen, o único membro remanescente da tripulação do Emma. Mais tarde, morreu em circunstâncias misteriosas na sua cidade natal, Oslo." - Urban Dictionary

1 O Diabo ou Satanás

A razão pela qual coloquei o diabo no topo da lista é porque as suas muitas formas têm sido usadas desde o início dos tempos para assustar as crianças e os adultos e, de muitas maneiras, mantê-los na linha. As suas formas encontram-se no cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo, Khemet (egípcio antigo), sincretismo-paganismo, neopaganismo e o movimento da nova era em vários graus de maldade. O seu princípio básico na religião e na tradição é o seguinteEle - em muitas religiões - está sempre lá, à espera de atacar as pessoas boas e morais e até de as possuir para que façam coisas contra a sua natureza e, em alguns casos, levar as suas almas para o inferno para arderem eternamente. Quer se acredite ou não no diabo, não se pode contestar que as histórias que se contam sobre ele são muito aterradoras e que as pessoas queque os ouviram ao longo da história ficaram muito provavelmente petrificados só de pensar nele.