Foto via Wikipedia

Edison é, desde há muito tempo, uma referência nos livros de história das escolas e a maior parte das pessoas conhece-o como o inventor da lâmpada. Mas, nos últimos anos, Edison tornou-se uma figura extremamente controversa. À medida que a Era da Informação entrava em pleno andamento, as pessoas começaram a questionar tudo e muitas pessoas começaram a dizer que Edison não merece tanto crédito como as pessoas lhe dão.Infelizmente, este movimento decidiu que Tesla não podia ser promovido sem destruir Edison, o que levou a uma grande quantidade de desinformação sobre Edison a espalhar-se pela Internet, levando a uma enorme confusão sobre o homem que nos trouxe o primeiro fonógrafo.Mas há quem afirme que sim, e que a sua rivalidade com a Tesla não era só isso.

10 A confusão sobre o seu crédito pela lâmpada

Muitas pessoas foram ensinadas, quando eram jovens, que Thomas Edison tinha inventado a lâmpada e, quando eram mais velhas, a Internet disse-lhes que estavam erradas. Agora, muitas pessoas confusas perguntam-se o que se passa exatamente e qual é o motivo de toda esta confusão. Bem, acontece que, com muitas coisas, a resposta é um pouco complicada. E, como acontece frequentemente com as invenções, mais do que uma pessoa merececrédito. Em 1875, dois homens chamados Woodward e Evans conceberam uma lâmpada primitiva que patentearam, mas nunca conseguiram ganhar dinheiro para a experimentar devidamente e criar um bom protótipo funcional. Mais ou menos na mesma altura, outro homem chamado Joseph Swan também estava a trabalhar numa lâmpada. Foi então que Edison entrou na história. Viu potencial na ideia da lâmpada e comprouos direitos de Woodward e Evans.

Apesar de várias pessoas estarem a trabalhar em algo semelhante e de Edison ter comprado os direitos da ideia, Edison e os seus investigadores passaram anos no laboratório para transformar a lâmpada em algo que valesse a pena utilizar. Edison não inventou a lâmpada, mas foi o primeiro a fabricar uma que durasse o tempo suficiente para ser utilizada para fins práticos. As suas primeiras tentativas duraram pouco mais de meio dia, masTambém temos tendência a dar por garantidos todos os pequenos interruptores e caixas de fusíveis que fazem a lâmpada funcionar e nos impedem de nos electrocutarmos - isso também foi obra de Edison.

9 A corrente contínua é extremamente útil e pode voltar a aparecer

Muitas pessoas pensam que a corrente alternada (CA) venceu a corrente contínua (CC), o que foi o fim da história. Além disso, como se tornou uma parte da narrativa Tesla versus Edison, chegou a um ponto em que é quase vista por algumas pessoas numa escala moral - ou seja, certo versus errado. No entanto, embora a corrente alternada tenha vencido a corrente contínua em muitas coisas, e ainda seja o principal sistema utilizado paraPor exemplo, quase todos os nossos telemóveis, computadores e outros dispositivos electrónicos são carregados com corrente contínua - todos eles necessitam de um adaptador de corrente contínua para serem ligados à parede.

Além disso, nalguns casos, as novas turbinas eólicas e outras tecnologias estão a utilizar energia de corrente contínua. Depois, as empresas de energia estão a gastar muito dinheiro - e a desperdiçar energia - para a converter novamente em energia de corrente alternada, porque ainda é assim que a rede está configurada. Isto levou algumas empresas a começarem a pensar na possibilidade de voltarem a utilizar energia de corrente contínua.Não só a corrente contínua nunca deixou de ser útil, como há razões para acreditar que poderá voltar a ser utilizada nos próximos anos, podendo um dia vir a ser mais utilizada do que a corrente alternada. Talvez um dia Edison ganhe a guerra das correntes.

8 A sua rivalidade com a Tesla é muito exagerada

Foto via Wikipedia

A maior parte das pessoas adora uma boa história de herói contra vilão e, por isso, as pessoas transformaram a rivalidade entre Tesla e Edison num conto de fadas. Como acontece frequentemente, a verdade é muito mais complicada de apurar e, provavelmente, não foi tão intensa como a maior parte das pessoas imagina.De acordo com Tesla, Edison ofereceu-lhe uma grande soma de dinheiro pelo trabalho e depois disse-lhe que era uma piada quando Tesla pediu o pagamento mais tarde.

Sabemos que Edison disse ao jovem inventor que as suas ideias eram "esplêndidas", mas "totalmente impraticáveis". Tesla sempre foi uma alma muito sensível e o facto de as suas ideias terem sido rejeitadas por um dos inventores mais conhecidos da época não lhe caiu bem.

Embora Tesla sempre tenha afirmado que saiu da empresa depois de Edison se ter rido do bónus prometido, a secretária de Edison conta uma versão diferente, segundo a qual Tesla saiu depois de o seu chefe imediato (e não Edison) lhe ter recusado um pequeno aumento.

Embora tenha havido certamente algum ressentimento durante algum tempo, há poucas provas históricas de que qualquer um deles tenha passado muito tempo a ruminar sobre o outro. Ambos estavam ocupados a inventar coisas e a promover as suas ideias. Depois de Tesla ter vendido a maior parte dos seus direitos sobre a corrente alternada à Westinghouse, a batalha pelas correntes foi sobretudo entre Westinghouse e Edison, enquanto Tesla trabalhava noutros projectos de estimação empor direito próprio.

Além disso, embora seja impossível saber com certeza a veracidade da história ou o quanto eles realmente não gostavam um do outro, Tesla disse uma vez mais tarde sobre Edison: "Fiquei espantado com este homem maravilhoso que, sem vantagens iniciais e formação científica, tinha conseguido tanto. Eu tinha estudado uma dúzia de línguas, mergulhado na literatura e na arte, e tinha passado os meus melhores anos em bibliotecas ... e sinto que a maioriaEdison também se ofereceu uma vez para deixar Tesla utilizar algum do espaço do seu laboratório em Nova Jérsia, depois de um dos laboratórios de Tesla ter ardido. Embora isto não seja prova de que eram amigos ou de que alguma vez resolveram as suas diferenças, sugere que a sua rivalidade era mais complicada e provavelmente muito menos odiosa do que muitas pessoas pensam.

O verdadeiro rival de Edison era o poderoso George Westinghouse (na foto), que tinha feito fortuna a conceber travões de ar para comboios. Depois disso, interessou-se pelos sistemas de energia eléctrica e criou a sua própria empresa. Há uma história apócrifa que afirma que Westinghouse foi uma vez ter com Edison com algumas ideias interessantes e foi desprezado por Edison, que disse que ele devia ficar apenas comA lenda diz que Westinghouse fundou a sua empresa literalmente por despeito. Na realidade, Westinghouse já estava bastante interessado no assunto quando visitou o laboratório de Edison em Menlo Park, Nova Jersey. Na altura, os dois eram bastante cordiais um com o outro.

Alguns historiadores dizem que Edison nunca chegou a odiar Westinghouse ou Tesla, mas que era apaixonado pelo que tinha inventado e faria tudo o que fosse necessário para o ver concretizado. Algumas pessoas acreditam que Edison estava a agir de má-fé. Ainda assim, alguns historiadores pensam que Edison estava tão cegopela sua descoberta e pelo tempo e energia que investiu nela, acreditava verdadeiramente que a AC era perigosa e não conseguia ver a superioridade do sistema a que se opunha.

7 À frente do seu tempo: defensor dos veículos eléctricos

Foto via Rutgers University

Na altura em que o automóvel foi introduzido, os carros eléctricos ultrapassaram as vendas dos seus equivalentes de combustão interna. No entanto, as baterias de chumbo-ácido que alimentavam estes veículos apresentavam várias limitações: não só eram muito pesadas, como o ácido da bateria também corroía o interior do carro. Edison foi um dos primeiros cientistas a concentrar-se no desenvolvimento de uma alternativa melhor. No entanto, o projetoApesar de terem sido lançadas com grande pompa e de terem sido anunciadas como tendo um desempenho superior, as baterias de Edison apresentavam muitas deficiências e acabaram por ser ultrapassadas no mercado automóvel pela chegada do Modelo T de Henry Ford.Abriu caminho para a pilha alcalina moderna.

Em 2012, cientistas da Universidade de Stanford criaram uma versão de alto desempenho e baixo custo da bateria de níquel-ferro que Edison desenvolveu há mais de um século. O protótipo de bateria desenvolvido pelos investigadores poderá um dia ser utilizado para ajudar a alimentar veículos eléctricos, tal como Edison imaginou originalmente.

Edison era um grande entusiasta das tecnologias de energia limpa, tendo mesmo concebido protótipos para a produção de eletricidade em pequena escala a partir da energia eólica. Em 1912, anunciou uma nova e inovadora casa autossuficiente em termos energéticos chamada "Twentieth Century Suburban Residence" (Residência Suburbana do Século XX).Quase no fim da sua vida, O jornal The New York Times Edison terá dito aos amigos Henry Ford e Harvey Firestone: "Eu apostaria no sol e na energia solar. Que fonte de energia! Espero que não tenhamos de esperar que o petróleo e o carvão se esgotem para nos dedicarmos a isso".

6 O fonógrafo foi verdadeiramente revolucionário

Por vezes, quando se fala de Tesla, diz-se que era um homem deslocado para o seu tempo, mas, de certa forma, isto é verdade para todos os inventores revolucionários e Edison - como Tesla teria concordado - não foi exceção. Quando a maior parte das pessoas fala de Edison, é para o castigar pelo tratamento mítico que deu a Tesla ou para discutir se ele inventou ou não a lâmpada.falar sobre o fonógrafo, uma invenção que nunca recebeu a atenção que merecia no seu tempo, mas que mudou as coisas muito mais do que a maioria das pessoas poderia imaginar.

Na altura, o fonógrafo teria sido como os primeiros computadores; preenchia uma necessidade que ninguém pensava que fosse necessário preencher. A capacidade de gravar sons e reproduzi-los mais tarde era completamente inédita e foi uma das muitas coisas pelas quais Edison ganhou o título de "O Feiticeiro de Menlo Park". Hoje em dia, damos por garantido que podemos ouvir música em qualquer lugar e reproduzir sons gravados, mas antesMais tarde, Edison seria inspirado a usar esta tecnologia com outras ideias que tinha para criar algumas das primeiras imagens em movimento, tornando-o um dos primeiros pioneiros do cinema. Ninguém está a sugerir que Edison foi o único criador da lâmpada ou do cinema, mas o seu trabalho em ambos foi essencial paraque nos trouxeram até onde estamos hoje.

5 O trabalho de Thomas Edison para os EUA na Primeira Guerra Mundial

Devido ao seu estatuto de cientista célebre, Edison foi uma vez convidado a ajudar a Marinha dos Estados Unidos a preparar-se para a possibilidade de uma guerra em grande escala. Não pediram a Edison a sua opinião apenas no que se refere aos avanços científicos, mas também pediram o seu conselho sobre a preparação para a guerra em geral, colocando-o à frente do Conselho Consultivo Naval antes da Primeira Guerra Mundial.No entanto, embora tenha feito o seu melhor para se dedicar à tarefa e acreditasse que deveríamos estar preparados para a guerra, não era do tipo que acreditava na criação de armas de guerra de destruição maciça em grande escala e nunca dedicou os seus talentos ao fabrico de coisas que pudessem matar pessoas.

De facto, quando questionado numa entrevista, Edison disse uma vez: "A ciência vai tornar a guerra uma coisa terrível - demasiado terrível para ser contemplada. Em breve, poderemos estar a ceifar homens aos milhares ou mesmo aos milhões, quase carregando num botão." Estas palavras foram bastante prescientes, uma vez que a primeira bomba atómica foi lançada com uma destruição inimaginável cerca de 30 anos após a declaração de Edison. Edisontrabalhou com a Marinha na conceção de aparelhos para evitar que os submarinos fossem detectados e para detetar navios inimigos, mas nunca esteve interessado em criar a verdadeira maquinaria de guerra.

4 Edison corria os mesmos riscos que os investigadores que contratava

Há um incidente na vida de Edison que algumas pessoas gostam de referir quando o querem pintar como um vilão perverso, e que é a história da investigação de Edison sobre os raios X e o ferimento do seu assistente Clarence Dally. A tecnologia dos raios X era totalmente desconhecida na altura e, tal como a maioria dos inventores, Edison tinha dificuldade em fugir a algo novo que precisava de ser descoberto.Infelizmente, a sua falta de conhecimento dos verdadeiros perigos dos raios X custou-lhes muito caro. Dally ficou com queimaduras horríveis nos braços e feridas por todo o corpo, e viveu vários anos dolorosos antes de sucumbir ao envenenamento por radiação. Foi a primeira pessoa a atingir este marco duvidosonos Estados Unidos.

A radiação não deixou de afetar Edison, causando-lhe danos permanentes no olho esquerdo e também no estômago. Edison interrompeu as experiências após os danos causados a si próprio e ao seu assistente e disse à imprensa que tinha medo dos raios X. Embora muitas pessoas queiram ver Edison como um homem motivado pelo lucro e nada mais, ele nem sequer tentou patentear o seu trabalho sobre os raios X, mas simplesmenteabandonou o projeto, considerando-os demasiado perigosos para um cientista com a sua experiência e calibre.

3 Ele queria reformar a Reserva Federal

Hoje em dia, muitas pessoas criticam a Reserva Federal porque dizem que o nosso sistema se baseia apenas em promessas, esperanças, sonhos e palavras. Algumas pessoas querem voltar ao tempo em que o nosso sistema era suportado pelo ouro, porque acham que isso tornaria a economia mais estável. Outras pessoas pensam que o ouro nunca foi uma boa forma de suportar a moeda e que algo como o ouro, que não tem muitoQuando o ouro era o padrão, Edison sentiu que o sistema precisava de um apoio mais forte do que o ouro. Mas, ao contrário de algumas pessoas do seu tempo, a sua solução não foi mudar para outro metal precioso como a prata. Pelo contrário, Edison queria que o nosso sistema monetário fosse apoiado por algo verdadeiramenteútil e, pelo menos na sua opinião, bastante estável e maioritariamente estático.

Edison pretendia que o nosso sistema monetário se baseasse na produção dos agricultores americanos, que receberiam empréstimos sem juros do governo para os ajudar a suportar os custos das suas colheitas. De acordo com os especialistas que analisaram este plano, algumas das mercadorias mais importantes tornar-se-iam basicamente dinheiro e actuariam como garantia nos empréstimos concedidos pelo governo. Isto asseguraria, na opinião de Edison, queEmbora seja difícil dizer se uma tal ideia poderia realmente funcionar, Edison estava claramente a pensar à frente do seu tempo, uma vez que nunca foi tentada. Ele seria elogiado por muitos hoje em dia por querer um suporte mais sólido para a moeda americana.

Embora as especificidades da ideia de Edison fossem difíceis de implementar, uma moeda baseada em mercadorias seria mais tarde proposta por economistas proeminentes como John Maynard Keynes, Friedrich Hayek e John Nash.

2 Edison perdeu grande parte da sua audição num acidente de infância

Muitas pessoas sabem que Edison era deficiente auditivo, mas esse é um pormenor muitas vezes ignorado em favor de outras partes do mito. Embora muitas pessoas possam não pensar dessa forma, Edison tinha um grave problema de audição e, mesmo assim, tornou-se um dos maiores e mais elogiados cientistas da sua época. Não só isso, mas uma das suas invenções, o fonógrafo, lidava diretamente com a gravação de sons, apesar do facto de oUm grande cientista como Edison que supera uma deficiência seria normalmente uma história inspiradora, mas, infelizmente, muitas pessoas hoje em dia só querem ver Edison como um vilão. É claro que, embora saibamos que ele tinha problemas de audição, mesmo Edison nunca foi claro sobre como exatamente perdeu a audição.

A explicação mais provável é que perdeu grande parte da sua audição durante um ataque de escarlatina quando era criança, mas, segundo o próprio Edison, a sua audição pode ter sido arruinada, ou pelo menos piorada, por um incidente a bordo de um comboio. Uma história afirma que Edison ficou com os ouvidos tapados por um empregado do comboio, enquanto outra história afirma que ele estava a correr para apanhar um comboio e que a sua audição foi danificadaEmbora o próprio Edison tenha mudado a sua história ao longo dos anos, foi sempre bem-humorado em relação à sua deficiência e nunca deixou que isso o deprimisse ou o impedisse de atingir os seus objectivos.

1 Ele tinha mais empatia do que se poderia pensar

Como já referimos, as fontes modernas fazem muitas vezes de Edison um indivíduo implacável com uma bússola moral sempre a apontar para sul, mas a vida, em geral, é sempre mais complicada do que isso. Thomas Edison era um inventor e um homem de negócios, e tinha defeitos como toda a gente. Mas não era um vilão maléfico que cacarejava e conspirava para destruir os outros. Como muitos homens, eraAlguns historiadores acreditam que a sua cruzada contra a corrente alternada foi, em certa medida, uma crença genuína de que a sua utilização não seria totalmente segura para as pessoas. Como Edison acreditava muito na criação de interruptores de segurança para acompanhar os seus aparelhos electrónicos, isto não é assim tão difícil de acreditar. Ele estava muito preocupado se algum dos seus investigadoresficou doente enquanto fazia experiências.

Como já referimos, Dally e Edison trabalharam ambos em raios X, estudando os efeitos do rádio e do polónio. A exposição foi tão grave que Dally acabou por perder os dois braços e sofreu durante quase oito anos antes de acabar por morrer devido ao envenenamento por radiação. Edison ficou muito perturbado com tudo isto, o que afectou o seu pensamento para o resto da vida.Ele também prometeu cuidar de Dally e sua família e mantê-lo na folha de pagamento (mesmo quando ele não pudesse mais trabalhar) porque Edison se sentiu horrível com o que aconteceu. Isso apesar de Dally ter entrado nas experiências de bom grado, e nenhum deles poderia saber o perigo. Edison pode não ternão foi perfeito, e pode não ter sido sempre o melhor para os seus rivais de negócios, mas o homem tinha certamente um coração.