A Internet está cheia de histórias loucas. É um sítio onde se pode ler artigo após artigo a explicar porque é que Gandhi e Madre Teresa eram monstros ou sobre todas as coisas maravilhosas e subvalorizadas que Hitler fez. É um sítio onde a surpresa é a maior moeda - e muitas vezes mais valiosa do que a verdade.

Até mesmo o humilde Fred Rogers, o homem encantador e de maneiras suaves que agraciou as nossas infâncias com os seus sorrisos suaves e camisolas de malha, tem sido impiedosamente desmascarado. Na ausência de qualquer sujidade real sobre o homem, as pessoas começaram a inventar histórias para o fazer parecer tudo o que ele não era.

Mas Fred Rogers não era um criminoso empedernido, um pedófilo secreto, ou qualquer outra coisa que possa ter ouvido. Ele era, nas palavras de alguém que o conhecia, "essencialmente o mesmo tipo fora das câmaras e nas câmaras."[1] Era um homem de maneiras suaves que nem sequer fumava ou bebia, tão saudável como parecia.

10 Fred Rogers era um molestador de crianças condenado

Crédito da fotografia: Fred Rogers Productions

Mister Rogers, de acordo com um rumor espalhado na Internet, era um pedófilo condenado.

De acordo com o boato, este não era apenas um segredo sujo que ele escondia enquanto promovia o seu programa - era a razão pela qual ele estava na televisão. "Uma condição da sua sentença", afirma uma corrente de correio eletrónico, "era que ele cumprisse uma obrigação de serviço comunitário apresentando um programa de televisão para crianças numa estação pública local".

Noutra versão, dizem que nunca houve crianças no seu programa porque ele não estava autorizado a estar na mesma propriedade que um menor. E noutra, que todo o programa não passava de um ardil para atrair crianças ingénuas.

Tudo isto é um disparate, claro, para além de ser ridícula a ideia de um tribunal condenar um pedófilo condenado a prisão perpétua como animador infantil. Para além do facto de as crianças participarem regularmente no programa, Fred Rogers nunca foi acusado de ter feito algo indecente com qualquer criança[1].

Fred Rogers explicou por que razão criou o programa. Nas suas palavras: "Sinto que se nós, na televisão pública, conseguirmos tornar claro que os sentimentos são mencionáveis e controláveis, teremos prestado um grande serviço à saúde mental".

9 Fred Rogers matou 25 pessoas como SEAL da Marinha

Crédito da fotografia: Coleção Everett

"O Sr. Rogers era um U.S. Navy Seal", dizia uma corrente de correio eletrónico enviada no início dos anos 2000, "comprovado em combate no Vietname, com mais de vinte e cinco mortes confirmadas em seu nome".

Fred Rogers, insistia o e-mail, estava secretamente mais próximo de Rambo do que de um vizinho amigável. "[Ele era] um mestre em armas pequenas e combate corpo a corpo, capaz de desarmar ou matar num piscar de olhos."

Esta é, na verdade, uma das histórias mais populares sobre Fred Rogers, uma história que se tem espalhado desde que o programa foi para o ar. Cada versão da história é um pouco diferente. Nalgumas, ele tem 150 mortes; noutras, tem apenas meia dúzia. E noutras, cada palavra da história é a mesma - exceto que, em vez de Fred Rogers, o nosso assassino da Marinha é o Capitão Canguru.

O boato espalhou-se de tal forma que a própria Marinha dedicou uma secção do seu sítio Web a desmenti-lo, onde explica que Rogers seria demasiado velho para se alistar durante a Guerra do Vietname e que foi "diretamente para o trabalho na televisão" assim que terminou a faculdade[2].

Mister Rogers nunca matou uma única pessoa - e até fez o seu melhor para não matar nenhum animal. Fred Rogers era tão firmemente contra ferir outra alma que se tornou vegetariano, explicando: "Não quero comer nada que tenha uma mãe".

8 O corpo de Fred Rogers estava coberto de tatuagens

Crédito da fotografia: Imgur

A par das histórias sobre o número de corpos macabros de Fred Rogers no Vietname, há as histórias sobre as tatuagens que alegadamente cobriam os seus braços. As camisolas cardigãs de Rogers, que eram a sua imagem de marca, dizem os rumores, eram a sua forma de "esconder as tatuagens nos braços" - marcas de uma vida passada mais sombria.[3]

Claro que Rogers nem sempre usou essa camisola. Qualquer pessoa disposta a colocar "Fred Rogers topless" no seu histórico de pesquisa não terá problemas em encontrar fotografias dos braços e do peito de Mister Rogers, notoriamente sem tatuagens. Até os espectadores do seu programa já viram Mister Rogers sem a camisola - num episódio, ele nadou apenas de calções de banho.

A verdadeira razão pela qual Mister Rogers usava aquelas camisolas é tão saudável como o próprio Mister Rogers: a sua mãe fazia-as para ele. Cada uma das camisolas de Fred Rogers era tricotada à mão pela sua mãe.

7 Fred Rogers era gay

Foto via Pinterest

Quando o autor Michael Long começou a trabalhar numa biografia de Fred Rogers, ouviu uma pergunta repetida por todas as pessoas com quem falou: "Ele não era homossexual?"

É o tipo de conclusão a que quase se espera que as pessoas cheguem quando vêem um homem simpático e de fala mansa - mas, não, Mister Rogers não era homossexual. Ele tinha uma mulher, Joanne Rogers, e quando morreu, já estava casado com ela há mais de 50 anos.

Fred Rogers contratou dois homens homossexuais, John Reardon e François Clemmons, para trabalharem no seu programa e apoiou discretamente uma igreja amiga dos homossexuais em Pittsburgh.

Ele era ainda um produto do seu tempo - Fred Rogers disse uma vez discretamente a Clemmons: "Não podes ser gay" e sugeriu-lhe que casasse com uma mulher para manter as aparências. A sua mulher, porém, diz que Rogers mudou de opinião sobre o assunto mais tarde na vida.

O próprio Clemmons não guarda ressentimentos e afirma que o sinal de Fred Rogers, "Amo-te tal como és", era dirigido a ele. Clemmons diz que uma vez, depois do sinal de Rogers, lhe perguntou: "Fred, estavas a falar comigo?".

"Sim", disse-lhe Fred Rogers[4], "há dois anos que ando a falar contigo e hoje finalmente ouviste-me".

6 Fred Rogers virou as costas a um grupo de crianças

Um "gif de reação" clássico mostra Fred Rogers, com um grande sorriso no rosto, a levantar a mão e a fazer o dedo do meio à câmara. Depois, com um aceno de cabeça firme, como que a garantir às pessoas que o observam que isto está mesmo a acontecer, levanta lentamente a outra mão para fazer um "flip" à multidão com os dois dedos ao mesmo tempo.

É retirado de uma Mister Rogers Mas, apesar do que parece, não se trata de um vislumbre da vida secreta de Fred Rogers. É um momento perfeitamente inocente no bairro de Mister Rogers que acaba de ser retirado do contexto. O clipe vem de um episódio em que Fred Rogers lidera um grupo de crianças em um jogo de "Onde está Thumbkin", que aqueles que têm filhos reconhecerão como aquela música que fica realmente estranha sobrea meio do percurso[5].

Na canção, as crianças levantam cada um dos seus dedos, um a um, e cantam o nome de cada dedo. E, sim, isso significa que a meio da canção, inevitavelmente, verá crianças a levantar os dedos do meio e a cantar. Mas é tão inocente quanto possível - nada mais do que ensinar às crianças os nomes dos seus dedos.

5 Fred Rogers era nudista

Crédito da foto: Fred Rogers Center

Mais do que alguns artigos na Internet afirmam que Mister Rogers começava todas as manhãs por se despir para um fato de aniversário, saltar para uma piscina e ir nadar nu. Nalgumas versões da história, ele até está numa piscina pública, só para tornar tudo ainda mais escandaloso.

A fonte desta história é citada como algo que Mister Rogers "revelou numa entrevista" - especificamente, uma entrevista de 1998 com Esquire A fonte não é tanto o artigo em si, mas sim o facto de muitas pessoas o terem interpretado mal.

O autor do Esquire O artigo, que admite ter visto Mister Rogers nu, dedica um parágrafo inteiro à descrição de Fred Rogers a despir-se. E, imediatamente a seguir ao parágrafo, escreve: "Quase todas as manhãs da sua vida, Mister Rogers foi nadar".

O entrevistador viu Mister Rogers nu porque estavam juntos no balneário, a mudar de roupa antes de entrar na piscina.

Ver Mister Rogers nu não era uma visão normal. Rogers, na entrevista, chegou mesmo a dizer que o entrevistador era uma das poucas pessoas que o tinha visto nu, brincando: "Bem, Tom, acho que já conseguiste ter uma visão mais profunda da minha rotina diária do que a maioria das pessoas".

E, sim, Mister Rogers vestia calções de banho antes de sair do quarto, o que fazia sempre - é possível encontrar alguns fãs que descrevem Fred Rogers a dar o seu mergulho diário e, em todos eles, ele é consistentemente descrito como estando a usar um fato de banho.

Este é o verdadeiro escândalo: por vezes, quando Fred Rogers mudava de roupa, ficava nu durante alguns segundos.

4 Mister Rogers expulsou crianças da sua varanda no Halloween

Crédito da foto: CBS News

Outro rumor que se espalhou pela Internet é que o Mister Rogers, na vida real, era um vizinho rude. No Dia das Bruxas, diz-se, ele apagava as luzes para tentar impedir que as crianças passassem por lá. E se algum pequeno duende ou fantasma entrasse no seu alpendre, o próprio Fred Rogers os expulsava, amaldiçoando-os por não haver doces em sua casa.

Jessica Reaves, uma menina do verdadeiro bairro de Fred Rogers, escreveu um artigo sobre como era viver perto da família Rogers e revelou que a sua casa era tão encantadora como se poderia imaginar:

"No Dia das Bruxas, o Sr. e a Sra. Rogers davam doces fantásticos (barras de chocolate de tamanho normal e com muito açúcar! Nada de barras de Hershey do tamanho de uma dentada)"[7].

Todos os relatos sobre ele mostram que estava tão disposto a passar o seu tempo com as crianças na vida real como na televisão. Reaves lembra-se de ver regularmente Fred Rogers na igreja "a falar seriamente com um miúdo de cinco anos sobre um novo cachorrinho". Ao mesmo tempo, outras crianças descreveram ter conhecido Rogers e tê-lo visto a fazer espectáculos completos de marionetas só para se divertirem.

3 Mister Rogers, porta-voz do KKK

Crédito da fotografia: Fred Rogers Productions

Em 1990, o Ku Klux Klan montou uma gravação telefónica de um homem que se fazia passar por Mister Rogers e tentou convencer as crianças do Missouri de que Mister Rogers era um racista total e absoluto, aparentemente tentando atraí-las, em tenra idade, para uma vida de fanatismo.

O seu imitador de Mister Rogers dizia às crianças que "a SIDA era uma retribuição divina" contra os homossexuais ou avisava-as para terem cuidado com os "traficantes de droga n-er".

Como se pode imaginar, Fred Rogers não ficou muito contente por ter sido usado como porta-voz do ódio, processou o KKK e ganhou.

Em 1969, como um protesto subtil contra a segregação, partilhou um banho de pés com François Clemmons, o ator negro que interpretava o agente Clemmons na sua série. Depois, ajoelhou-se e secou os pés de Clemmons - um ato que Clemmons considera semelhante ao de Jesus a lavar os pés dos seus discípulos[8].

Rogers estava a tentar mostrar às crianças que ele e Clemmons eram iguais e normalizar a ideia de pessoas brancas e negras serem amigas. "Penso que ele estava a fazer uma afirmação muito forte", disse Clemmons.

2 Mister Rogers é um "homem mau, mau"

É difícil de imaginar, mas num episódio de 2007 de Fox & Amigos No dia seguinte, os apresentadores chamaram a Fred Rogers um "homem muito mau".

Argumentavam que Rogers tinha arruinado as crianças ao dizer-lhes que eram "especiais". Ao aumentar o ego das crianças, diziam os apresentadores, Fred Rogers tinha criado uma geração de "crianças que se sentem com direitos apenas por serem elas".

Fox & Amigos O professor Don Chance, da Universidade do Estado do Louisiana, liderou uma campanha que culpa o Sr. Rogers pelo direito moderno. Explicou o sofisticado método científico que utilizou para descobrir que o Sr. Rogers estava por detrás de tudo. Se nos permitem citá-lo diretamente: "Apercebi-me. Podemos culpar o Sr. Rogers".

Os especialistas ainda estão a debater se dizer às crianças que são "especiais" é útil ou prejudicial - ou, talvez mais precisamente, a forma correcta de o fazer - mas continua a parecer um pouco improvável que um programa tenha arruinado sozinho toda uma geração.

No entanto, o facto de Fred Rogers lhe chamar "especial" afectou diretamente uma criança. Um rapazinho, cujos pais eram tão abusivos que o obrigavam a dormir no chão, diz que só se apercebeu de que havia adultos que se preocupavam com ele depois de ver Fred Rogers na televisão.

O rapaz atribuiu a Mister Rogers o mérito de ter mudado a sua vida, dizendo que "nunca soube que existiam pessoas tão bondosas até ter sintonizado o Bairro ."[9]

1 Os ladrões de carros devolveram o carro ao Fred Rogers

Crédito da foto: Reuters

Pelo menos uma mentira sobre Fred Rogers é uma boa mentira.

De acordo com uma velha história que circula desde, pelo menos, 1990, um grupo de ladrões roubou o seu carro. Quando viram que continha os documentos e adereços de Mister Rogers, voltaram a conduzi-lo para a sua entrada, deixando um bilhete que dizia: "Desculpem, não sabíamos que era vosso."[10]

É uma história simpática, por uma vez, que não tenta fazer com que Mister Rogers pareça algo que não era. Mesmo esta, no entanto, é quase de certeza inventada.

Em alguns casos, os ladrões levaram o carro de sua casa; noutros, levaram-no do seu estúdio. Por vezes, descobriram de quem era o carro pelos adereços e, noutros, descobriram-no lendo o jornal. Pode haver um ladrão, ou dois ladrões, ou três; pode ter acontecido nos anos 90, no início dos anos 2000, ou em quase todas as décadas que se quiserOu, por vezes, é exatamente a mesma história, mas com o nome de uma celebridade diferente no lugar de Mister Rogers.

É difícil provar de forma conclusiva que algo não aconteceu, mas o próprio Mister Rogers nunca mencionou esta história e, por isso, é consensual que se trata apenas de mais um conto de fadas.

Independentemente do que possamos querer que ele seja, Mister Rogers não era tão santo que os ladrões lhe devolvessem o carro, nem tão monstro que arruinasse toda uma geração. Era apenas um homem, como qualquer outro - e mais ou menos a pessoa que parecia ser.

Leia sobre mais figuras notáveis que você acha que conhece em 10 pessoas famosas que não são nada como você imaginou na vida real e 10 celebridades com histórias que você não vai acreditar.