Em maio de 1914, The Times O jornal referia-se a um instrumento que um inventor inglês, Archibald Low, tinha criado, chamado Televista. A Televista de Low era o aparelho mais sofisticado da época, mas estava muito longe de ser algo que reconheceríamos como televisão. E Low estavanão é o único a trabalhar no terreno.

A invenção não pode ser atribuída a uma única pessoa; muitas pessoas contribuíram para ela. Um escocês, John Logie Baird, demonstrou um sistema funcional nos armazéns Selfridge's em Londres, em 1925. Nos Estados Unidos, Charles Francis Jenkins estava a fazer grandes progressos no mesmo ano e, no Japão, Kenjiro Takayanagi demonstrou um sistema com uma resolução muito melhorada em 1926.

A primeira estação de televisão do mundo - W2XB - começou a transmitir a partir da cidade de Nova Iorque em 1928. A ideia de que a televisão seria um veículo de entretenimento de massas não ocorreu a estes pioneiros - isso teria de esperar até depois da Segunda Guerra Mundial.

Durante o seu longo reinado, a Rainha Isabel assistiu ao crescimento da televisão, que passou de um luxo relativamente insignificante e dispendioso para o fenómeno sempre presente que é hoje.

Relacionadas: Os 10 momentos mais icónicos da história da música

10 Isabel assume a coroa

1953 Coroação da Rainha Isabel II: "A Cerimónia da Coroação

As pessoas precisavam de algo que as animasse num país que ainda estava a sentir os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Que melhor do que um desfile como uma coroação real? A rainha demonstrou que compreendia o poder dos meios de comunicação ao insistir que a BBC pudesse colocar câmaras dentro da Abadia de Westminster - algo que os seus conselheiros insistiam que iria diminuir o mistério da monarquia. Mas Isabel não estava interessadaEla queria ser a figura de proa de uma Commonwealth unida.

Vinte milhões de pessoas assistiram em direto à coroação da Rainha Isabel em 2 de junho de 1953. Na Grã-Bretanha, os telespectadores apinharam-se nas casas dos vizinhos, nos pubs e nos cinemas para apreciar o espetáculo. Pela primeira vez, houve mais pessoas a ver um programa de televisão do que a ouvir uma emissão de rádio.

Nos Estados Unidos, 85 milhões de americanos assistiram às gravações dos melhores momentos, ansiosos por ver a misteriosa cerimónia que durante tanto tempo tinha iludido tantos.

9 O primeiro passo

Primeira emissão de televisão NBC/RCA 7 de julho de 1936 Parte 1 de 2

Usando um sistema mecânico de 30 linhas, a BBC transmitiu o seu primeiro programa em agosto de 1932. John Logie Baird apareceu para agradecer à corporação e os "espectadores" (como eram chamados os telespectadores) também viram um leão-marinho em atuação, uma demonstração de ju-jitsu e outras coisas.

O nosso clip mostra que os EUA foram um pouco mais longe. No início do programa, os dois homens da RCA sublinham que ainda há muitos problemas técnicos a ultrapassar. Curiosamente, referem que a televisão tem um papel educativo e que seria uma extensão da rádio e não uma ameaça para a rádio.

A qualidade da produção deste programa é surpreendentemente boa, e os dois homens estão confiantes de que isto é apenas o começo. Talvez o maior problema seja como tornar os receptores de televisão acessíveis.

8 Walter Cronkite anuncia o assassinato de JFK

Assassinato de JFK: Cronkite informa uma nação chocada

Provavelmente, todos nós já vimos as famosas imagens do assassinato de JFK em 1963. Mas o filme não era da cobertura televisiva em direto - Abraham Zapruder gravou a parte do cortejo automóvel que conseguiu ver numa película silenciosa de 8 mm. As equipas de televisão estavam à espera que o Presidente Kennedy chegasse ao Dallas Trade Mart.

Ninguém achou que o cortejo fosse suficientemente importante para ser transmitido em direto. Em retrospetiva, foi uma pena, dada a quantidade de especulação que ainda existe sobre o que aconteceu nesse dia. Os repórteres foram rápidos a telefonar para as notícias. Cerca de 70% dos americanos ouviram falar do acontecimento meia hora depois de este ter ocorrido.

O nosso clip mostra a forma como Walter Cronkite lidou com a notícia da morte do Presidente Kennedy quando as fontes confirmaram que o Presidente tinha morrido. Muitas pessoas consideravam Cronkite "o homem de maior confiança na América". O seu profissionalismo transparece neste clip. Ele está afetado pela notícia, e podemos ver isso, mas não se deixa levar pelas emoções. Depois de uma pequena pausa, ele termina o boletimcom uma confiança tranquila.

Muitas pessoas sabiam que Kennedy tinha sido baleado, mas não faziam ideia da gravidade da situação. Muitas pessoas ouviram a notícia de que ele tinha morrido através de Cronkite.

7 Doctor Who?

Numa nota mais frívola, no dia seguinte ao assassinato de Kennedy, a BBC lançou o primeiro episódio de Doutor Quem O Senhor do Tempo continua a ser uma referência e tem um enorme culto internacional.

Mas o programa sempre teve (e continua a ter) enredos fortes, um bom elenco e um toque de humor cativante. A qualidade técnica dos programas melhorou imenso, é claro, mas o programa continua a manter o seu toque de humor.

Quem é que consegue esquecer a primeira vez que viu um Dalek? Eu não consigo - com sete anos, escondi-me atrás do sofá!

6 Neil Armstrong na Lua

Veja os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua

Para aqueles que têm idade suficiente para se lembrarem da missão Apollo 11, o facto de Neil Armstrong ter pisado a superfície da Lua é um momento inesquecível. Parecia que estávamos prestes a conquistar o espaço; a ficção científica tornou-se subitamente real.

Em 1961, o Presidente Kennedy estabeleceu o objetivo de chegar à Lua antes do final dos anos sessenta. Tendo em conta a tecnologia disponível, esta deve ter parecido uma tarefa impossível para a maioria das pessoas. Mas os homens e mulheres da NASA empenharam-se na tarefa e cumpriram-na de forma espetacular.

Quando Neil Armstrong deu os primeiros passos na Lua, afirmou: "É um pequeno passo para o homem. Um salto gigantesco para a humanidade." O próprio Neil Armstrong disse que a frase acima era uma citação incorrecta, relatada em todos os canais de notícias da época. Mais tarde, afirmou: "É um pequeno passo para a Mas, dado que a transmissão de Armstrong foi feita a 238.900 milhas de distância, acho que podemos perdoar os media desta vez!

Durante muitos anos, os soviéticos afirmaram que nunca tinham estado interessados numa missão tripulada à Lua e que os Estados Unidos estavam a desperdiçar dinheiro e a correr riscos por razões teatrais. Na verdade, sabemos agora que eles queriam mesmo vencer os Estados Unidos e perderam.

5 Explosão do Challenger

Explosão do vaivém espacial Challenger LIVE TV

Em 28 de janeiro de 1986, o vaivém espacial Challenger partiu da base de lançamento de Cabo Canaveral, na Florida, e atingiu uma altura de 46.000 pés antes de o seu foguetão de propulsão sólida explodir e fazer explodir todo o conjunto. A tripulação de sete pessoas morreu. Embora existam provas de que algumas sobreviveram à explosão inicial, não havia forma de escapar à nave em desintegração.

Uma tragédia em qualquer circunstância, mas talvez tenha sido ainda mais grave pelo facto de o Challenger transportar uma professora, Christa McAuliffe, e muitos dos seus alunos estarem a assistir ansiosamente ao lançamento.

Dois o-rings de vedação falharam, tornados frágeis pelo frio fora de época na rampa de lançamento. O gás pressurizado vazou, um tanque de propelente foi danificado e o conteúdo incendiou-se. A nave torceu-se e as forças aerodinâmicas despedaçaram-na. A tripulação não teve qualquer hipótese.

Os programas espaciais implicam riscos e, infelizmente, os acidentes acontecem, mas aprendemos um pouco mais com cada um deles.

4 A primeira aparição dos Simpsons

Os Simpsons - Primeiro episódio - Boa noite

Em 19 de abril de 1987, The Tracey Ullman Show A primeira curta-metragem de animação da TVI, com algumas personagens novas, foi o início de um fenómeno que ainda hoje se mantém. Os guiões inteligentes, as personagens bem definidas e o humor irreverente redefiniram a animação.

Os Simpsons Alguns podem desaprovar e acreditar que não é adequado para crianças pequenas. É certamente verdade que Os Simpsons Mas a família é forte e unida. Os valores que o programa promove são valores que todos nós deveríamos partilhar. O amor e a lealdade não são os menos importantes.

Uma sondagem realizada na Grã-Bretanha revelou que Os Simpsons Um programa que parece ser muito americano é visto em todo o mundo. Atinge todas as notas certas.

3 Derrubar o Muro de Berlim

A queda do muro de Berlim

Após a Segunda Guerra Mundial, o poder militar dividiu-se em dois campos: o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, e o Leste, pela União Soviética. A relação entre as duas potências teve momentos de relativa calma, mas muitos mais momentos de grande tensão. Com ambas a disporem de armas nucleares suficientes para nos aniquilar a todos, não é de admirar que as pessoas se preocupem frequentemente com o futuro.

Quando o sistema soviético entrou em colapso - demonstrado pela queda do Muro de Berlim em 1989 - parecia que uma nova era seria possível. A maioria dos que testemunharam a livre passagem dos alemães de Leste para a Alemanha Ocidental acreditou que estava a assistir a algo verdadeiramente inovador em direto na televisão, e estava mesmo.

O mapa político é agora diferente, mas talvez as coisas não tenham corrido como esperávamos. Em muitos aspectos, quando havia apenas dois actores em cena, as coisas eram mais simples. O mundo parece muito mais complicado hoje em dia.

2 Há muito tempo

Clips: 2000, DAWSON'S CREEK - O beijo de Jack

A série dramática americana Dawson's Creek A popular série seguiu os destinos de Dawson e do seu amigo Joey, durante a sua adolescência. O clip que aqui apresentamos foi para o ar em 2000 e mostra o primeiro beijo gay masculino a ser transmitido na televisão. As mulheres estavam um pouco à frente... Lei de Los Angeles tinha mostrado duas mulheres a beijarem-se em 1991.

Os produtores de televisão querem tornar os seus programas tão populares quanto possível e sabem que os seus potenciais telespectadores têm um vasto leque de crenças e opiniões. Por vezes, mostraram-se relutantes em assumir riscos e acabaram por ficar para trás.

A ascensão das plataformas de streaming e as maiores opções para os espectadores levaram os produtores a serem um pouco mais aventureiros.

1 Isabel em repouso

O caixão da Rainha Isabel II sai de Londres para o Castelo de Windsor - BBC News

Em 19 de setembro de 2022, a Grã-Bretanha parou para assistir ao funeral da Rainha Isabel II. Algumas estimativas sugerem que cerca de 4,1 mil milhões de pessoas assistiram ao evento. Se este valor estiver correto (e há algumas dúvidas sobre a forma como o número foi calculado), então mais de metade da população mundial assistiu ao evento, tornando-o no maior acontecimento em direto de sempre na televisão.

Começámos a nossa lista com a pompa de uma coroação e encerrámo-la agora com a solenidade de um funeral. Nos seus 70 anos no trono, Isabel assistiu a muitas mudanças. A televisão reflectiu essas mudanças e, por vezes, ajudou a desencadeá-las.