Embora não seja proprietário de uma arma, continuo a achar interessante que as pistolas continuem a ser a arma mais comum utilizada por militares e civis. Durante a sua longa história, ninguém inventou uma alternativa adequada e tão popular (como uma arma de raios). Esta lista analisa dez das maiores armas de fogo da história - e na secção de bónus coloca uma questão.

10 MG-42

O "Hitler's Buzzsaw", inventado em 1942, é famoso em todo o mundo como a arma utilizada na praia de Omaha para ceifar os americanos, mas foi utilizado na Rússia com um efeito muito mais brutal. Disparava 1200 cartuchos de munições de espingarda de 8 mm por minuto, o que é suficiente para cortar um homem ao meio. Era arrefecido a ar e podia derreter o seu cano se disparado sem parar durante 5 minutos.

É por isso que os alemães tinham vários barris à mão e podiam mudar para um novo em apenas 60 segundos.

Pistola Glock 9

A Glock é a última palavra em fiabilidade moderna. Pode deitar-se areia pelo cano abaixo e ela dispara. Dispara debaixo de água. É normalmente utilizada em 9 mm, mas tem câmaras para .40 Sig e .45 ACP, entre outras. É a arma de mão padrão das forças da ordem atualmente e continuará a sê-lo durante muito tempo. Quase nunca encrava, é à prova de água e é maioritariamente de plástico.

8 .303 Lee-Enfield

O equivalente britânico da Mauser alemã tem uma vantagem, um carregador de 10 cartuchos, em vez de 8. Os britânicos adoptaram-na no exército em 1895 e utilizaram-na exclusivamente até 1957. Os soldados eram treinados até conseguirem executar "o minuto louco", disparando 30 cartuchos em 60 segundos e atingindo 30 alvos. Isto exigia recarregar duas vezes e trabalhar o ferrolho para a frente e para trás em menos de meio segundo.

A espingarda tem uma precisão de 1.000 metros com mira aberta e serviu na Índia (notoriamente utilizada contra civis desarmados), na Guerra dos Bóeres, em ambas as Guerras Mundiais e em muitas outras.

7 .50 M2HB "Ma Deuce" BMG

A metralhadora Browning tem uma câmara para o cartucho de tiro ao ombro mais inspirador até à data. Foi concebida com uma coisa em mente: o poder tende a corromper; o poder absoluto é muito agradável. A carga de pólvora de 800 grãos tem 14.895 libras-pé de energia no cano, o que é suficiente para fazer passar uma bala com revestimento metálico completo através de três veículos que se aproximam.

Agora imagine uma metralhadora alimentada por um cinto a lançar uma cortina destas balas a 1200 balas por minuto. As balas Sabot especiais podem atravessar tanques.

6 Revólver Smith and Wesson Modelo 29 .44 Magnum

Tornada famosa por Dirty Harry em 1971, foi inventada em 1955 e ainda é considerada uma das armas de mão mais potentes do mundo, embora tenha sido eclipsada pela .500 magnum, a Desert Eagle .50 AE, a .454 Casull e algumas outras.

Mas o que falta a esses canhões de mão é a capacidade de controlo e o custo comparativamente baixo. O .44 Magnum custa pelo menos 800 dólares novo, o que é muito para um revólver, mas muito barato em comparação com outros magnums. Não vai partir o pulso a dispará-lo e, no entanto, pode derrubar búfalos do Cabo e ursos polares. Se me derem uma piada de mau gosto, isso fará o seu dia. Desde que se sinta com sorte. Punk.

5 A espingarda de ação com ferrolho Mauser modelo 1893

A ação por ferrolho já existia pelo menos desde 1824, quando Paul Mauser and Co. patenteou a versão de 1893 em 7 mm. Tornou-se o ponto de referência, no qual todas as espingardas de ação por ferrolho se baseiam e com o qual todas são comparadas. Existem três sistemas primários de ação por ferrolho: o Lee-Enfield, o Mauser e o Mosin-Nagant.

Dos três, o sistema Mauser é de longe o mais difundido, o mais fiável e o mecanismo de espingarda mais comprovado em combate que o mundo já viu. A Mauser de 1893 foi a primeira, e os modelos originais ainda funcionam perfeitamente.

4 Revólver Colt Single Action Army

Ícone do Velho Oeste, o revólver Colt .45 foi inventado em 1873 e imediatamente se tornou extraordinariamente preciso à queima-roupa, em comparação com as conversões de bola e boné populares na época. O seu calibre era suficiente para fazer cair um homem em carga para trás. Pode ser usado atualmente para caçar veados e ursos pretos. As cargas de pólvora maiores podem abater ursos pardos.

É tão famosa como a arma de Wyatt Earp, entre outras celebridades do Velho Oeste.

3 Espingarda de repetição Henry

Benjamin Tyler Henry inventou-a em 1860, mas nem a União nem a Confederação quiseram utilizá-la, pois receavam que os seus soldados disparassem demasiado depressa e desperdiçassem munições. Se me permitem usar uma piada cliché, "inteligência militar".

Disparava um cartucho revolucionário e autónomo de calibre .44, com um poder de travagem de 568 libras-pé, mais do que suficiente para derrubar um homem. Tinha capacidade para 16 cartuchos num carregador de tubo e um bom homem podia disparar 28 cartuchos por minuto, muito melhor do que 3 por minuto com um mosquete de percussão de carregamento pela boca, que se qualquer um dos lados tivesse adotado a espingarda como padrão para a infantaria, esse lado teria certamenteganharam.

2 AK-47

Suficientemente precisa para fazer o trabalho até cerca de 400 metros, que é tudo o que alguém normalmente precisa numa batalha, a AK-47 é o pináculo máximo da fiabilidade robusta. Não se avaria sob fogo, a menos que lhe aconteça algo catastrófico. Pode passar um tanque por cima dela, atirá-la contra uma parede, submergi-la em areia, água, lama, e ela continuará sempre a disparar quando puxar o gatilho.

Conheço um veterano do Vietname que, um dia, em 1966, caminhava na selva, encontrou uma AK-47 abandonada e não conseguia fazer deslizar o ferrolho para trás. Estava demasiado corroído pela chuva e pelo tempo. A madeira estava a apodrecer. Mas ele colocou-a no chão com a coronha para baixo, abriu a ação e a arma disparou uma bala, que atingiu com precisão uma árvore a 50 metros de distância.abriu-se de novo, e a câmara disparou outra bala, que ele disparou com precisão.

1 Colt 1911 .45 ACP

Tão robusta e fiável como a AK-47, esta pistola foi inventada por John Browning para a Colt Company, em 1911, como arma secundária para os soldados americanos, tendo-se revelado imediatamente uma campeã do mundo na I Guerra Mundial, novamente na II Guerra Mundial, e tem sido uma pedra angular do exército americano desde então.

Mas a sua proeza mais impressionante tem sido a facilidade com que até mesmo civis não treinados conseguem disparar com precisão, mantê-la em condições de funcionamento e defender-se habilmente com ela. 7 + 1 cartuchos de poder gordo e de parar homens, perfeitos para autodefesa a curta distância. Os soldados arrastaram-na através de pântanos no Teatro do Pacífico da Segunda Guerra Mundial, com os dedos no gatilho, depois tiraram-na da lama e dispararam tudo8 balas com precisão.

A única forma de o melhorar seria torná-lo mais barato. Gastar-se-á 1000 dólares num.

+ Uma pergunta

Nos Estados Unidos, toda a gente tem o direito de portar armas. Como não-americana, a minha pergunta é: será este um direito humano fundamental que deveria ser alargado a todas as pessoas do mundo? Deveriam todos os iraquianos ter o direito de portar armas? Se todos os chineses tivessem esse direito, estariam hoje a viver sob um regime opressivo ou ter-se-iam levantado e acabado com ele?