Durante o período do Antigo Testamento, a Bíblia diz-nos que as instruções de Deus para o Seu povo eram transmitidas por indivíduos chamados profetas. E embora as histórias de profetas importantes como Moisés e Noé sejam bem conhecidas, alguns dos outros profetas bíblicos podiam ser figuras muito invulgares.

10 O estranho profeta

Foto via Wikipedia

Não é segredo que Ezequiel é talvez o livro mais estranho da Bíblia. Com as suas estranhas visões e linguagem sexual explícita, alguns rabinos instruíram que o livro não deveria ser lido por nenhum estudante da Torá com menos de 30 anos. O próprio Ezequiel estava entre os 10.000 judeus cativos levados para a Babilónia por Nabucodonosor. Era da tribo de Levi e Deus chamou-o para ser profeta por volta de 593 a.C.

Os transes e as visões de Ezequiel de rodas com olhos, criaturas de quatro faces com mãos e asas humanas e estranhas arquitecturas cristalinas no céu eram tão intensos que foi seriamente sugerido que ele sofria de esquizofrenia ou de qualquer outra forma de psicose.

Depois de ter começado a sua carreira profética comendo um rolo de pergaminho que lhe fora dado por Deus, Ezequiel desenvolveu uma tendência para actos simbólicos bizarros e dramáticos, entre os quais se contava estar deitado de lado durante 430 dias, para simbolizar o número de anos que o povo de Israel e de Judá tinha passado em pecado,cortou o cabelo e a barba com uma espada, queimou um terço, atirou um terço ao vento e cortou o terço restante em pedaços, salvando apenas alguns fios de cabelo da sua roupa.

Noutra ocasião, Ezequiel teve uma visão que lhe ordenou que cozinhasse a sua comida sobre excrementos humanos, para simbolizar o estado de desespero a que os judeus seriam reduzidos. Isto provou ser demasiado para Ezequiel, que conseguiu persuadir Deus a deixá-lo usar estrume de vaca. Mas talvez a passagem mais chocante conte como Ezequiel se recusou a chorar a morte da sua amada esposa.Ezequiel respondeu que o sofrimento era maior do que a perda da sua mulher e aconselhou o povo a suportá-lo com coragem, sem ceder à tristeza.

9 A verdade nua e crua

Isaías é considerado um dos maiores e mais influentes profetas bíblicos, o que torna ainda mais estranho o facto de Deus lhe ter dado instruções para se despir e andar nu e descalço por Jerusalém. Para piorar ainda mais as coisas, teve de manter este estilo invulgar de pregação durante três anos inteiros. Felizmente, Deus não estava apenas a pregar uma partida profética, mas estava a usar Isaías para fazer umaponto.

O Império Assírio aproximava-se ameaçadoramente, levando o povo de Judá a confiar na proteção do Egipto e da Etiópia. Mas Isaías avisou que os assírios reduziriam essas poderosas nações ao mesmo estado que ele: "Assim o rei da Assíria levará em cativeiro os egípcios, e os etíopes, moços e velhos, nus e descalços, e até com as nádegas descobertas, para vergonha deEgipto". Sem dúvida, os assírios triunfaram, mostrando a insensatez de confiar nos poderes do mundo e não em Deus.

No entanto, alguns estudiosos argumentam que Isaías não estava completamente nu, mas apenas sem a sua "túnica exterior", deixando-o com uma "túnica curta usada junto ao corpo".

8 O profeta duvidoso

A imagem típica de um profeta inclui uma fé férrea na vontade do Senhor. Mas o profeta Habacuc deu por si a questionar muitas vezes o que é que Deus estava a pensar. De facto, enquanto a maioria dos profetas transmitia a palavra de Deus ao povo, Habacuc estava mais preocupado em transmitir as perguntas do povo a Deus. O pequeno Livro de Habacuc começa com o profeta a chegar ao fim da sua vida e a exigir algumasresponde: "Até quando, Senhor, terei de pedir socorro e não me ouves? Ou gritar-te: "Violência!" e não me salvas? Porque me obrigas a ver a injustiça? Porque toleras a injustiça?"

Deus responde a Habacuque, mas ignora completamente as perguntas e limita-se a dizer que vai deixar os babilónios devastar a região. Inexplicavelmente, isso não satisfaz Habacuque, que essencialmente repete as suas queixas anteriores e depois anuncia que vai acampar nas muralhas da cidade até obter respostas adequadas. Impressionado com a paixão do profeta, Deus volta a falar.

Ele explica que as pessoas podem fazer as suas próprias escolhas na vida, mas que todos acabarão por enfrentar um dia de julgamento pelas suas acções. Num longo discurso, Deus chama a atenção de todos para impérios violentos como a Babilónia ("Não determinou o Senhor dos Exércitos que o trabalho dos povos seja apenas combustível para o fogo, que as nações se esgotem para nada?da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar"), até aos violadores ("Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, derramando-o do odre até que ele se embebede, para contemplar os seus corpos nus! Ficarás cheio de vergonha em vez de glória. Agora é a tua vez! Bebe e deixa a tua nudez exposta!").

Esta resposta satisfaz Habacuc, e o seu livro termina com uma longa passagem de louvor a Deus.

7 Um casamento profético condenado

O Livro de Oseias não é o segmento mais popular da Bíblia, pois o seu conteúdo pode ser um pouco difícil de mastigar. Entre outras coisas, começa com Deus a ordenar a Oseias que se case com a mulher mais promíscua que conseguir encontrar, "porque, como uma esposa adúltera, esta terra é culpada de infidelidade ao Senhor". Oseias obedece e casa com uma mulher chamada Gomer, que presumivelmente não se importou com o pior pedido de casamento da história.

Gomer acaba por ter três filhos (a Bíblia apenas especifica que Oséias era o pai do mais velho) e rapidamente se torna claro que Deus tenciona continuar a usar a família para transmitir a sua irritação com o povo de Israel. Ele diz a Oséias para dar ao filho mais velho o nome de Jezreel, pois "quebrarei o arco de Israel no Vale de Jezreel." A filha mais nova é apelidada de "Lo-Ruhamah (que significa "nãoO filho mais novo de Gomer tem um pouco mais de sorte do que Lo-Ruhamah, e Deus diz a Oséias para "chamá-lo Lo-Ammi ('não é meu povo'), porque você não é meu povo e eu não sou seu Deus".

O livro descreve então como Deus metaforicamente rompe com Israel, "porque ela não é minha mulher e eu não sou seu marido", e promete "castigá-la pelos dias em que queimou incenso aos Baals".

Mas a história termina com uma nota de esperança, com Deus a exortar o profeta a perdoar a sua mulher. O casal reconcilia-se e compromete-se a ser fiel um ao outro. Quanto a Deus e a Israel: "Vou agora seduzi-la. Conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei com ternura. Aí lhe devolverei as suas vinhas e farei do vale de Acor uma porta de esperança. Aí responderá como nos dias dePor outras palavras, Deus estará sempre disposto a amar e a perdoar o seu povo, independentemente dos seus pecados.

É interessante notar que a história de Oséias e Gômer parece contradizer diretamente Levítico 20:10, que pede que os adúlteros sejam apedrejados até a morte.

6 O profeta gentio

Elias é uma das figuras bíblicas mais famosas. Entre outras coisas, foi o primeiro profeta a ressuscitar um morto e acabou por ser levado para o céu num "redemoinho". A Bíblia refere-se-lhe uma vez como "o tisbita de Gileade", o que levou alguns comentadores a sugerir que ele poderia ter sido um gentio não judeu de nascimento ( tishbe Esta teoria não é muito válida, uma vez que é muito mais provável que ele fosse da cidade de Tishbe e Elias é um nome judeu.

Mas isso não significa que não existam profetas gentios na Bíblia. O Livro dos Números apresenta uma figura enigmática chamada Balaão, um profeta não israelita que acaba por trabalhar contra Moisés e os judeus. Balaão entra na narrativa em Números 22, quando os israelitas chegam a Moab na sua longa viagem para a terra prometida. Naturalmente, isto alarma o rei Balaque de Moab, que envia mensageirospedindo a Balaão que amaldiçoasse os invasores "porque eu sei que quem tu abençoares será abençoado, e quem tu amaldiçoares será amaldiçoado".

Deus diz a Balaão para recusar o pedido, uma vez que os judeus são o Seu povo escolhido e que não vai lançar uma maldição sobre eles. Mas Balaque continua a oferecer mais dinheiro e Deus acaba por concordar em deixar Balaão ir ver o rei pessoalmente. Balaão e o rei oferecem três sacrifícios a Deus, mas de cada vez Deus responde através de Balaão com uma bênção para os judeus em vez de uma maldição. Naturalmente, o rei fica furioso, masBalaão diz-lhe que só pode dizer as palavras que Deus lhe dá.

O rei deve ter sido realmente Uma passagem posterior menciona que ele disse ao rei para tentar os israelitas a pecar, fazendo assim com que Deus se zangasse com eles e removesse a sua proteção especial. Ironicamente, este conselho pecaminoso teve provavelmente o mesmo efeito em Balaão, e Números 31:8 menciona brevemente que ele foi morto durante uma batalha entreos israelitas e os midianitas.

5 O Espírito Profético

Foto via Wikipedia

A história do Rei Saul e da Bruxa de Endor é uma passagem bíblica que levanta mais perguntas do que respostas, suscitando todo o tipo de dilemas teológicos e morais.

Após a morte e o enterro do profeta Samuel em Ramá, os filisteus reuniram todo o seu exército pronto para atacar Israel. Aterrorizado, Saul procurou aconselhar-se com Deus, mas não obteve resposta. Então, Saul decidiu forçar a questão e ordenou aos seus servos que lhe arranjassem uma bruxa.

Mas uma espécie de médium espírita acabou por ser descoberta em Endor e Saul decidiu visitá-la disfarçadamente. A pedido de Saul, a mulher sem nome aparentemente invocou o fantasma de Samuel. O profeta, no entanto, não ficou impressionado e começou a repreender Saul por se incomodarO fantasma profético previu então a morte de Saul numa batalha no dia seguinte. E, de facto, Saul e a sua família foram imediatamente mortos pelos filisteus.

É claro que a Bíblia proíbe estritamente a feitiçaria, pelo que não é de estranhar que Saul tenha sido castigado. O que é intrigante é o facto de a mulher de Endor ter aparentemente conseguido comunicar com Samuel, o que sugere que a magia pode ser de facto real no Cristianismo, ao ponto de uma bruxa poder ter poder sobre o espírito de um profeta, apesar de isto não se coadunar de todo com o resto da Bíblia. De acordo comA Bíblia diz que todo o poder provém de Deus e que Deus despreza as bruxas, então porque é que Ele lhes daria o poder de ressuscitar os mortos?

Por outro lado, os estudiosos há muito que notam que a bruxa reage com surpresa e alarme quando Samuel aparece, o que pode sugerir que se tratava de uma vigarista que não esperava que a sessão espírita resultasse. Em vez disso, Deus decidiu enviar o espírito de Samuel para chamar a atenção de Saul para a sua pecaminosidade e falta de fé. Mas a Bíblia não explica isso, pelo que o significado exato da passagem permanece uma incógnita.matéria de debate.

4 O Profeta Xenófobo

Neemias foi governador de Jerusalém durante o domínio persa em 444 a.C. O Livro de Neemias é um relato em primeira pessoa das suas tentativas de reconstruir Jerusalém, tanto física como espiritualmente. Uma das suas principais realizações foi a conclusão das muralhas da cidade em apenas 52 dias.

Pouco depois de as muralhas estarem concluídas, Neemias partiu para a Pérsia para apresentar um relatório ao rei Artaxerxes (e provavelmente gabar-se das suas fantásticas capacidades de construção de muralhas). Quando Neemias finalmente regressou a Jerusalém, foi recebido com más notícias. Durante a sua ausência, alguns dos judeus tinham casado com mulheres estrangeiras de Asdode, Moabe e Amon. Como resultado, os seus filhos mestiços nem sequer sabiam falar hebraico.

Enfurecido com este casamento, Neemias teve um colapso e começou a lançar maldições sobre os culpados. Como isso não bastasse, começou a arrancar-lhes os cabelos e a bater-lhes. Por fim, os homens não aguentaram mais e concordaram em fazer um juramento em que se comprometiam a "não dar as vossas filhas em casamento aos filhos delas, nem tomareis as filhas delas em casamento para os vossos filhos ou paraIsto parece ter acalmado Neemias e ele termina o seu livro com a afirmação de que "purificou os sacerdotes e os levitas de tudo o que era estranho".

Ironicamente, o nome do temperamental Neemias significa "confortado por Yahweh".

3 Os profetas ressentidos

No que diz respeito aos currículos do Antigo Testamento, Moisés é um exemplo de sucesso. Enganou a morte quando era apenas uma criança, cresceu na casa do faraó, tornou-se um príncipe do Egipto, depois um fugitivo e, por fim, um pastor. Como se isso não bastasse, ressurgiu como profeta e atreveu-se a desafiar o faraó, o homem mais poderoso do mundo na altura. Naturalmente, venceu e liderouo seu povo através do deserto até à terra prometida (embora ele próprio não tenha conseguido lá chegar).

De facto, Moisés é uma figura tão dominante que é fácil esquecer que havia dois outros profetas que ajudaram a liderar os judeus durante o Êxodo - os seus irmãos, Aarão e Miriam. E os dois profetas menores não ficaram propriamente contentes por serem ofuscados. De acordo com o Livro dos Números, Aarão e Miriam acabaram por decidir desafiar a autoridade do irmão, perguntando "será que o Senhor falou mesmo só através deMoisés? Não falou também através de nós?" Também se opuseram ao facto de Moisés ser casado com uma mulher de Cush (Etiópia), que era exatamente o tipo de união inter-racial que teria levado Neemias ao delírio.

Infelizmente para os profetas descontentes, Deus rapidamente interveio para apoiar Moisés. Aparecendo numa "coluna de nuvem", o Senhor recordou claramente a Aarão e a Miriam que só lhes tinha aparecido em sonhos, ao passo que Moisés tinha sido autorizado a falar com Ele pessoalmente. Deus partiu então, infligindo a Miriam uma doença de pele no caminho. Isto assustou Aarão, que implorou a Moisés que intercedesse por elesDepois de o seu favorito ter rezado por misericórdia, Deus concordou em perdoar os seus profetas rebeldes e curar Miriam.

Estranhamente, apenas Miriam foi castigada por Deus, o que faz com que este incidente seja a segunda vez que Aarão se safa por desrespeitar a autoridade do seu irmão, depois de ter infamemente construído um bezerro de ouro para os judeus adorarem enquanto Moisés estava no Monte Sinai.

2 O Profeta Malévolo

Foto via Wikipedia

O nome "Jonas" significa "pomba" em hebraico, mas o profeta Jonas não é nem de perto nem de longe tão simpático como isso poderia sugerir. Na verdade, ele pode ser o profeta mais estranho da Bíblia, uma vez que raramente parece concordar com as instruções que recebe de Deus.

De acordo com o Livro de Jonas, o profeta foi enviado em missão a Nínive, uma cidade assíria conhecida pela sua maldade. É famoso o facto de Jonas ter desobedecido a esta ordem divina e, em vez disso, ter tentado afastar-se o mais possível da Assíria. Não satisfeito, Deus mandou-o engolir por um "peixe enorme" até ele concordar em seguir o programa.

Quando Jonas finalmente chegou a Nínive, as suas palavras foram tão tocantes que toda a cidade se arrependeu sinceramente. Isto teria sido uma óptima notícia para a maioria dos pregadores, mas Jonas aparentemente tinha outras ideias - ele queria que Nínive e todo o seu povo fossem destruídos. Assim, quando Deus misericordiosamente decidiu poupar a cidade, Jonas ficou furioso e pediu a Deus que o matasse.

Ainda com a esperança de que a destruição de Nínive estivesse iminente, o profeta saiu mais tarde da cidade e escolheu um local agradável numa colina próxima, onde pudesse vigiar o fogo e o enxofre. Felizmente, Javé nunca lhe concedeu o espetáculo.

1 As desagradáveis cuecas proféticas

Numa passagem que se encontra no Livro de Jeremias (13,1-11), Deus dá instruções ao profeta para representar uma lição para o povo através de um "pano de cintura" de linho. A palavra é suficientemente ambígua para se poder referir a um cinto ou a um pano atado à volta da cintura, um tipo de roupa interior comum na época. A maioria dos estudiosos prefere a segunda interpretação, uma vez que "a intimidade da peça de vestuário para quem a usa exige que seja umaroupa interior".

Mantendo a interpretação da roupa interior, Deus diz a Jeremias que vá comprar uma roupa interior nova de linho, mas proíbe-o de deixar que a água lhe toque. Por outras palavras, Jeremias não pode lavar a roupa interior! Depois de usar a roupa interior durante algum tempo, Deus diz ao profeta que a tire e a esconda na fenda de uma rocha perto do Eufrates.

E as coisas não ficam por aqui. Passados muitos dias, Jeremias é instruído para regressar ao Eufrates e recuperar as suas cuecas escondidas. Uma vez lá, o profeta encontra as cuecas num estado repugnante e julga-as "estragadas e inúteis". Deus informa-o então de que o orgulho de Judá e de Jerusalém será arruinado da mesma forma que as suas cuecas revoltantes, "porque, como o cinto se prende aos lombos do homem, assimfiz com que se apegasse a mim toda a casa de Israel".