Ataque de répteis: Não há nada que mais rapidamente atemorize a mente humana do que o confronto entre crocodilos pré-históricos ou cobras venenosas e o homem moderno. No entanto, não estamos a falar destes perigos bem conhecidos. Nesta lista chocante, olhamos para os horríveis Lagartos Monstruosos e Tartarugas Terrorosas da Terra. Alguns são capazes de matar, outros de desmembrar ou simplesmente mastigar a sua mão. A visão de umcasca dura ou cauda fina sinaliza perigo para além das suas expectativas...

10 Iguana verde

A iguana tornou-se um animal de estimação bastante popular nos últimos anos, e os defensores diriam que ter este réptil gigante e de aspeto pré-histórico por perto é como uma alternativa a um cão. Embora herbívora, a iguana pode ser imprevisível e possui dentes afiados. Em várias ocasiões, ferimentos selvagens resultaram quando iguanas "domesticadas", mas poderosas, ficaram agitadas e se agarraram ao rosto ou à cabeça dos seus donosAs iguanas podem pesar até 18 quilos e atingir mais de 1,5 metros de comprimento, o que faz com que um ataque deste lagarto gigante não seja motivo de brincadeira. As visitas às urgências podem muito bem seguir-se à sua visita ao Jurassic Park.

9 Tartaruga marinha de couro

A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, atingindo ocasionalmente mais de 8 pés de comprimento. Estes omnívoros de 2.000 libras são possivelmente o animal vertebrado com maior alcance na Terra, mas estão a tornar-se raros e ameaçados de extinção devido ao desenvolvimento, poluição e capturas acessórias. As tartarugas são geralmente gigantes bastante gentis, mas podem dar uma mordida que quebra os ossos se forem perturbadas, e são extremamente fortes ePoderosa. Num caso bizarro, uma enorme tartaruga-de-couro, provavelmente pesando mais de 1.500 quilos, virou a sua agressividade para um pequeno barco e atacou-o. A tartaruga tinha acabado de ser perseguida por um tubarão, pelo que o barco foi considerado uma ameaça.

8 Tartaruga Mata Mata

A Amazónia da América do Sul é famosa pelas suas criaturas incríveis e, por vezes, perturbadoras. Partilhando os rios com a piranha e o golfinho-do-rio, existe a sobrenatural tartaruga Mata-Mata. O destino de um humano que pise uma Mata-Mata ainda não foi bem testado, mas estes bizarros répteis fluviais têm um pescoço alongado, semelhante a uma cobra, com uma estranha boca cheia de duas placas afiadas que se assemelham a dentes humanos fundidos. PresaOs itens desses carnívoros exclusivos extraordinariamente assustadores incluem aves aquáticas, peixes e outros répteis. Só podemos imaginar o efeito em um velejador que alcança a protuberância na água...

7 Tartaruga de cabeça grande

A tartaruga-de-cabeça-grande é uma espécie bizarra de quelónio com uma cauda longa e serpenteante quase do comprimento do seu corpo. Esta tartaruga é nativa do Sudeste Asiático, onde caça uma variedade de presas nos rios. A cabeça grande não pode ser retraída para dentro da carapaça e possui mandíbulas imensamente poderosas. A tartaruga não hesitará em usar o seu bico que quebra ossos se for vista como uma ameaça, por isso é melhorO carapaça mole asiático é, incrivelmente, capaz de trepar às árvores, onde se pode empoleirar, como um pássaro. Infelizmente, esta criatura fantástica está em risco devido à caça furtiva, que deve ser combatida com maior diligência.

6 Tartarugas de carapaça mole

Com um aspeto de híbrido humano/réptil achatado, saído de um filme de terror alienígena, as tartarugas de carapaça mole compensam as suas deficiências com uma mordidela muito dura. Entre as muitas espécies de tartarugas de carapaça mole existentes em todo o mundo, a tartaruga gigante de carapaça mole de Cantor, nativa da China, é a mais aterradora. Esconde-se na areia, à espera de uma presa, antes de atacar com dentes afiados. O tamanho e a força da mordidela podem levarNo entanto, infelizmente, esta espécie está atualmente em perigo de extinção, mas espécies mais abundantes de conchas moles, como a concha mole da Florida, ocorrem em grande número em todo o mundo e podem morder pescadores incautos.

5 Monitor do Nilo

O Monitor do Nilo partilha o Nilo e outros rios africanos com os crocodilos, crescendo até 9 pés de comprimento. Este lagarto aterrador alimenta-se frequentemente de crocodilos jovens como complemento da sua dieta de mamíferos e aves, e possui uma mordida extremamente poderosa e infecciosa. Quando ameaçado por humanos ou outros potenciais intrusos, o Monitor do Nilo pode agarrar-se com um aperto viscoso e quebrador de ossos, que éOs répteis gigantes são vendidos como animais de estimação, mas os donos devem ser cautelosos, pois há relatos de ferimentos graves e o facto de estes lagartos poderem "partir o pescoço de um gato num instante e depois engoli-lo inteiro". As crianças devem permanecer bem longe do alcance destes lagartos, pois um ataque é uma possibilidade com estes predadores.

4 Monstro de Gila

O Monstro de Gila é o maior lagarto da América do Norte, com mais de 2 metros de comprimento, e é o único lagarto venenoso. Os monstros de Gila estão em perigo de extinção e são protegidos por lei, mas os seres humanos que interferem podem tornar-se eles próprios ameaçados. Se for perturbado, um Monstro de Gila pode agarrar-se às pernas ou braços do agressor, onde cravará os seus dentes, libertando rapidamente uma dose de veneno extremamente potente e neurotóxico. Várias mortesSem presas, o Gila agarra-se com grande força a uma mão humana, mastigando lentamente a carne, deixando-a mutilada e encharcada de veneno. Submergir o monstro em água pode forçá-lo a soltar-se, parando a carnificina.

3 Monitor de água da Malásia

O Monitor de Água da Malásia é o segundo lagarto mais pesado do mundo, e espreita nos rios e pântanos profundos do Sudeste Asiático. O lagarto tem dentes curvados para trás, e é conhecido por se alimentar de... cadáveres. Se um humano vivo caísse na água onde vários Monitores de Água se estavam a alimentar, é muito possível que o instinto de caça do réptil fosse ativado pela vulnerabilidade do humano,Os monitores de água são capazes de se alimentar de uma grande variedade de animais e não têm problemas com presas grandes, pesando mais de 150 libras em alguns casos. O comprimento pode atingir... 9,5 pés.

2 Tartaruga-de-pente

A tartaruga-aligátor é a maior tartaruga de água doce do mundo e, de longe, a mais perigosa. Pesando mais de 90 quilos, este réptil de aspeto bizarro tem uma carapaça coberta de cones, semelhante à de um dinossauro, e um bico enorme que amputa qualquer parte do corpo que se aproxime dele e é capaz de cortar um cabo de vassoura à velocidade da luz.Embora as mortes não tenham sido confirmadas, o afogamento pode ter ocorrido sem ser detectado. Um relatório hipotético de um pargo de 400 libras é apoiado pelo crescimento contínuo desta espécie ao longo da sua vida, que pode atingir os 200 anos.

1 Dragão de Komodo

O dragão-de-komodo espreita as planícies florestais, as praias e os planaltos da Indonésia, constituindo uma ameaça para quase todos os seres vivos enquanto predador pré-histórico de topo. As bestas de 3 metros e 300 quilos são os maiores lagartos da Terra, formando um microcosmo de um mundo pré-histórico onde os répteis dominavam. Os komodos alimentam-se de presas tão grandes como os búfalos de água e já atacaram, deslembraram e consumiram seres humanos.As presas são atacadas e derrubadas, seguindo-se um ataque feroz que envolve a remoção de grandes quantidades de carne. A saliva tóxica e as bactérias enfraquecem os animais que não morrem de imediato. Os cientistas têm a teoria de que o Komodo evoluiu para se alimentar dos elefantes-anões das ilhas, atualmente extintos.

Ron Harlan é um entusiasta da vida selvagem e fã de animais incríveis e perigosos. Escreve como freelancer sobre vida selvagem fascinante e assustadora, conservação e esquisitices.