Desde o Chick-fil-A até ao frango frito de Nashville, não há uma única versão inteligente do frango que não tenha enchido o estômago de muitos.

Os ovos de galinha são também populares na cozinha mundial devido à sua natureza versátil, textura e sabor geral. Apesar das várias formas como estes ovos podem ser cozinhados, comer ovos de galinha será uma experiência semelhante, independentemente da forma como são confeccionados.

No entanto, algumas pessoas desejam algo mais do que um simples ovo de galinha. Podem querer algo mais rico ou mais leve, talvez um pouco de peixe, ou possivelmente algo tão fora do comum que até pensar em comê-lo parece um pouco bizarro.

10 Peixes

O caviar é uma iguaria cara e deliciosa feita de ovas de peixe que agrada ao paladar de muitos.

O caviar de beluga é a forma mais cara de ovas de peixe. O custo pode variar - por vezes, entre os 3.000 e os 4.000 dólares. De facto, o Irão entrou na lista do Guinness World Records pelo seu caviar de beluga, vendido por 34.500 dólares. Foi considerado uma raridade, uma vez que provinha de um esturjão albino.

Em geral, o esturjão beluga está em perigo de extinção, o que faz com que o preço das suas ovas seja elevado, mas existem fontes de caviar mais acessíveis.

As ovas de peixe são frequentemente colocadas no sushi. As ovas de peixe-voador são o tipo mais comum utilizado. Têm uma cor avermelhada e um "estalido" notório quando comidas. Embora maiores, as ovas de salmão também podem ser utilizadas no sushi, bem como comidas sozinhas. Estas ovas versáteis são frequentemente encontradas nos supermercados e restaurantes da Califórnia. Podem ser comidas com arroz, misturadas em molho de massa, cozinhadas numa omelete ou comidas cruas.As ovas de salmão são macias e vêm temperadas com uma variedade de sabores[1].

No Japão, as ovas de peixe são uma especialidade. Na véspera de Ano Novo, uma comida tradicional são as ovas de peixe de arenque cozinhadas ( kazunoko Com o seu sabor salgado e ligeiramente a peixe, estes ovos são normalmente consumidos sozinhos ou acompanhados de arroz quando servidos no menu de Ano Novo.

Curiosamente, a alimentação de bebés com ovas de salmão moídas foi recomendada pelo USDA para ajudar no desenvolvimento normal. O sabor das ovas de salmão pode até combinar bem com a comida para bebé de abóbora ou batata-doce.

9 Formiga

Crédito da foto: CBS News

Pequenas e capazes de levantar o dobro do seu tamanho, as formigas têm muitas utilizações. Em alguns países, comer formigas - e os seus ovos - é uma tradição que se mantém há anos.

Os ovos de formiga têm vários tamanhos, dependendo do tipo de formiga e da região em que vive. Por exemplo, os ovos de formiga vermelha da Tailândia são maiores do que o ovo de formiga típico. Diz-se que têm um sabor ligeiramente azedo. Os ovos de formiga vermelha podem ser usados em saladas, transformados em caril, cozinhados em omeletes ou mesmo comidos sozinhos.

No México, os ovos de formiga são designados por escamole Estes ovos são consumidos desde o tempo dos astecas e têm um sabor mais parecido com o das nozes. São fritos com especiarias ou adicionados a tacos e omeletes. Muitas vezes, estes ovos são servidos sozinhos, muitas vezes com guacamole e batatas fritas.

Este interesse peculiar, mas não despropositado, pela utilização de ovos de formiga espalhou-se pela América do Norte, onde os restaurantes começam a utilizá-los em saladas, omeletas e até em gelados.

8 Ema

Muitas vezes confundidas com avestruzes devido ao seu tamanho semelhante e pescoço comprido, as emas são aves enormes cujos ovos são muito procurados. Os ovos de emu pesam cerca de 0,9 kg e têm uma cor azul-esverdeada deslumbrante. No entanto, o ponto de venda é que um ovo de emu equivale a cerca de 12 ovos de galinha.

O consumo de ovos de ema é comum na Austrália, onde as aves são endémicas, tendo-se registado um aumento da procura nos últimos anos.

Como os ovos de ema são 50% claras e 50% gemas, podem ser utilizados numa variedade de pratos, desde o pequeno-almoço à sobremesa. A procura de ovos de ema na Austrália tem aumentado à medida que os programas de culinária e os restaurantes procuram acrescentar estes ovos às suas ementas, quer mexendo-os, fritando-os ou até transformando-os em batidos.[3]

Nos Estados Unidos, a popularidade dos ovos de emu também está a aumentar. Os restaurantes começaram a incluí-los nos seus pratos a preços que podem atingir os 90 dólares por ovo. Um prato com um ovo serve até seis pessoas e é mexido com cogumelos e trufas negras.

Até os mercados dos agricultores estão a esgotar rapidamente os ovos de ema, que custam cerca de 20 dólares cada! Diz-se que têm um sabor mais decadente do que os ovos de galinha, embora tenha de os provar para acreditar.

7 Gaivota

As gaivotas parecem estar em todo o lado onde não as queremos, especialmente se estivermos a tentar desfrutar de um bom dia na praia ou a fazer um piquenique num parque. Uma forma de descarregar as nossas frustrações com estas aves é simplesmente comer os seus ovos.

A procura de ovos de gaivota tem vindo a aumentar consideravelmente, o que levou a um decréscimo da produção de ovos e das próprias aves, uma vez que se diz que os seus ovos são muito mais ricos do que os de galinha. Os ovos de gaivota têm uma textura quase cremosa quando cozinhados, o que os torna ainda mais deliciosos[4].

Embora estes ovos sejam sobretudo consumidos cozidos, também podem ser fritos, escalfados, mexidos e servidos com carne. Devido à sua natureza cremosa, são bons para usar na pastelaria, pois dão uma leveza extra que os ovos de galinha não têm. Em Londres, os ovos de gaivota são servidos em restaurantes de luxo com caviar, trufas e até foie gras.

Devido às leis de conservação em Inglaterra, o custo dos ovos de gaivota ronda as 7 libras ou quase 9 dólares por um só ovo. No Canadá, as restrições fazem com que comer um ovo de gaivota seja uma iguaria que acontece uma vez por ano. Quando chega essa altura, os habitantes de Ahousaht preferem comer os seus ovos da forma mais simples: mexidos.

Embora as gaivotas possam estar em todo o lado, deitar as mãos a um ovo de gaivota cozinhado pode ser mais difícil do que se imagina.

6 Tartaruga

Durante algum tempo, as tartarugas eram conhecidas como os animais de estimação que causavam Salmonela Embora alguns tenham descoberto que as tartarugas podem não ser os animais de estimação mais saudáveis, os seus ovos podem ter outra utilidade - o pequeno-almoço.

Nos Estados Unidos, o consumo de ovos de tartaruga tornou-se tão comum que atualmente é ilegal vender, consumir ou produzir ovos de tartaruga em alguns estados. Esta é uma forma de ajudar na preservação da espécie, o que também acontece em muitos outros países, como a Nicarágua, onde os ovos de tartaruga são um prato muito procurado.

Na Nicarágua, os ovos de tartaruga de carapaça mole podem ser cozinhados em sopas ou colocados crus em saladas. Quando são consumidos crus, os ovos são colocados em água a ferver durante apenas alguns segundos para absorverem uma mistura de alho e cebola antes de serem servidos numa salada com uma variedade de folhas verdes.

O sabor dos ovos de tartaruga tem sido descrito como viscoso e menos apetitoso quando comparado com outros tipos de ovos. Mas há um suposto benefício surpreendente em comer ovos de tartaruga. Na Indonésia, México e Nicarágua, diz-se que os ovos de tartaruga são um afrodisíaco que pode ajudar na potência dos homens[5].

5 Crocodilo

Muitas pessoas pensam no crocodilo como um réptil feroz, quase pré-histórico, com dentes perigosos e pele escamosa, mas outras vêem estas criaturas como uma fonte de alimento - quer seja a sua carne ou, estranhamente, os seus ovos.

De facto, a carne e os ovos de crocodilo são tão populares em locais como a Jamaica e a Austrália que a espécie começou a correr o risco de se tornar ameaçada de extinção. Ainda assim, quem quer ovos de crocodilo procura ninhos que não estejam a ser vigiados pelas mães crocodilos. Os ovos são depois bem lavados, porque são hospedeiros de fungos. Depois, os ovos são cozinhados sozinhos ou adicionados a outros pratos.

Nas Filipinas, uma das formas mais populares de comer ovos de crocodilo é transformá-los em gelado. Em comparação com o sabor quase a peixe que estes ovos têm quando consumidos sozinhos, o gelado é mais cremoso e pode ser misturado com vários frutos e sabores[6].

Encontrar ovos de crocodilo nos EUA vai ser um pouco mais difícil, uma vez que o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA restringe essas actividades.

4 Caracol

Comer caracóis remonta ao tempo dos romanos, quando estes moluscos eram frequentemente cozinhados e servidos. Comer ovos de caracol, no entanto, é uma tendência completamente bizarra que está a crescer rapidamente em popularidade.

Os ovos têm uma textura viscosa e um sabor semelhante a uma mistura de erva e cogumelos. Em locais como a Itália, os caracóis são alimentados com dietas especiais para acelerar o seu processo de produção de ovos. Os seus ovos são vendidos num frasco de 50 gramas por 80 euros, ou seja, cerca de 90 dólares.

Em Barcelona, os ovos de caracol são vendidos em sacos de cerca de 0,9 kg cada e comercializados como caviar branco. O preço de venda de um saco destes ovos é de 1.600 libras.

A França também aderiu à moda dos ovos de caracol. Num restaurante, são cozinhados com uma receita secreta e servidos em tostas. O seu sabor é comparável ao de um caviar mais fumado e herbáceo. Os ovos de caracol também são servidos grelhados com um molho Sauternes sabayon.

Comer ovos de caracol pode parecer bizarro, mas em França existe uma grande procura devido à superstição de que estes ovos podem melhorar a vida sexual e fazer com que se viva mais tempo[7].

3 Tubarões

Crédito da foto: vifarms.wordpress.com

Conhecidos como os predadores de topo dos oceanos, os tubarões estão no topo da cadeia alimentar quando se trata de outras criaturas que vivem no mar. Para os humanos, os tubarões são algo a temer - e a comer. Nos últimos anos, tem havido um aumento no consumo de tubarões. Quer se trate da sua carne ou das suas barbatanas na sopa, os tubarões têm-se encontrado na ementa.

E se tiveres sorte e encontrares uma fêmea de tubarão com ovos não fertilizados, também eles podem e serão comidos.

Os ovos das tubarões fêmeas são grandes, semelhantes aos ovos de galinha, e podem ser cozinhados da mesma forma. Nas Maldivas, o consumo de ovos de tubarão-raposa foi tão elevado que foi necessário impor restrições à pesca do tubarão.

Um método popular de preparar as ovas de tubarão é moê-las, permitindo que sejam facilmente adicionadas a diferentes refeições. As ovas de tubarão moídas e secas proporcionam inúmeros benefícios dietéticos, incluindo a adição de nutrientes que faltam nas dietas das pessoas.

Para além de serem utilizados em omeletes, os ovos de tubarão podem ser cozidos, fritos e até assados. Existe uma receita para criar scones com ovos de tubarão, se alguém se atrever a experimentá-lo.[8]

2 Polvos

Crédito da foto: travelchannel.com

Pedir polvo numa ementa parece uma coisa óbvia - exceto quando a cabeça do polvo está cheia de ovos.

Os ovos de polvo, vulgarmente conhecidos como ovas de polvo, não são comidos da mesma forma que os outros ovos. Os ovos da fêmea ainda estão dentro do polvo quando o animal é cozinhado inteiro e comido. Nalguns locais, como o Japão, os ovos são retirados e utilizados para cobrir o sushi.

Se o polvo for suficientemente grande, como o mizudako do Pacífico Norte, as ovas podem ser usadas em vez de carne ou legumes no sushi, mas para muitos, comer as ovas juntamente com o próprio polvo é a norma[9].

Após a cozedura do polvo, os ovos têm uma textura semelhante à do arroz quando o polvo é aberto. Diz-se que o sabor destes ovos cozinhados é doce e a noz.

Em alguns lugares, o saco de ovos é vendido para que os ovos possam ser preparados e servidos crus. Uma história como essa se tornou viral, chamando esses ovos de "ovos alienígenas" e gerando confusão no público. Embora não sejam ovos alienígenas, comer os ovos de um polvo pode ser uma experiência fora do comum.

1 Pinguim

Nada é mais doce do que ver dois pais pinguins a deixarem de cuidar do seu ovo - exceto o ovo, claro. Com recursos limitados na Antárctida, ter vontade de comer uma omeleta pode colocá-lo numa situação difícil, a não ser que tenha um ovo de pinguim por perto.

Na altura em que os franceses exploravam a Antárctida pela primeira vez, uma tripulação liderada por Jean-Baptiste Charcot adoeceu durante a expedição. A ingestão de ovos de pinguim, repletos de proteínas e vitaminas, ajudou os homens a recuperar as forças. Em muitos casos, os ovos de pinguim eram utilizados como a única opção quando se tratava de fontes de proteínas que não fossem a carne.

Embora a ingestão de pinguins tenha sido proibida desde o início da década de 2000, os habitantes da Antárctida dependiam da carne e dos ovos de pinguim para se manterem nutridos. Os ovos de pinguim eram um alimento básico em muitas dietas antárcticas porque podem ser armazenados durante um ano e são maiores do que os ovos de galinha[10].

Quando cozinhados, a gema nunca se fixa verdadeiramente e, por vezes, os ovos parecem laranja vivo. Apesar disso, os ovos de pinguim são ricos em proteínas, o que os torna benéficos em climas frios. A forma mais popular de os comer é mexidos com um pouco de torrada. Ainda assim, é provavelmente melhor deixar os ovos de pinguim em paz.

Para mais factos fascinantes sobre os ovos, consulte Top 10 Fascinating Eggs e 10 Disgusting Delicacies From Around The World.